Opa,
nesse tutorial venho suprir uma necessidade de vários "coders" encontram, a personalização custom "tunning" em algum veiculo, contudo vou demonstrar o meu método que utilizo para poder adicionar objetos algum veiculo.
Programas necessarios
* pawn, com funções nativas do samp 3.7 ou superior ( include a_samp )
| \_ AttachObjectToVehicle
| \_ CreateObject
| \_ CreateVehicle
* SA-MP Map Construction
|
1º, temos que abrir o nosso querido editor de mapas, e apontar a câmera nas coordenadas 0, 0, 0.
2º, vamos criar algum veiculo ( adicionar um objeto ) a gosto que queira adicionar o objeto, no caso vou aderir ao veiculo Sultan, cujo id seja 560
* os veiculo são considerado como objeto nesse editor!
logo em seguida, aponto o objeto criado para as coordenadas 0, 0, 0
3º, Iremos adicionar o objeto a escolha, e posicionamos no veiculo, por cima, lados a sua escolha! no meu caso vou adicionar um ventilador industrial ( id 1420 ), porem temos que adicionar o objeto no veiculo sem alterar as suas coordenadas nativas ( 0,0,0 ), o NÂO DEVEMOS MUDAR, porque se mudarmos, a posição do veiculo, pode não ficar no lugar certo o objeto, devido o veiculo não ter ido na posição nativa..
4º logo após finalizado, vamos organizar os dados pegos, separamos o objeto,
para separar vamos ver o código, assim vai dar um resultado, no meu caso foi o
CreateObject(1420, -0.12860, -0.20730, 0.73340, 0.00000, 0.00000, 60.00000);
*Rosa: ID DO OBJETO
*Vermelho: Posição
*Azul: Rotação
e logo abaixo foi dado as coordenadas do veiculo, o qual não vamos utilizar.
CreateVehicle(560, 0.0000, 0.0000, 0.0000, 0.0000, -1, -1, 100);
5º, em seu GameMode, na função/public OnGamemodeInit, devemos adicionar o seu veiculo, e objeto, lembrando, se a rotação do veiculo for diferente para a posição final, na posição nativa também alteremos, para evitar erro de distancia no final.
nos ambos valores, vamos criar uma variável ( pode ser global ou local ).
Quando criarmos o objeto, não precisa definir posição, porque se adicionar, o objeto se o veiculo "explodir" vai retornar naquela posição, ou seja, vamos deixar a posição NATIVA 0,0,0, se no caso explodir, o objeto retorna pra lá, e depois volte no spawn.
pode-se notar que na criação de veiculo ( CreateVehicle ) adicionei as posição que eu quero, no lá em SF, junto com sua rotação 0, porque no inicio, quando adicionei o OBJETO, foi na rotação 0.0000.
6º, agora com quase tudo preparados, vamos "anexar" o objeto no veiculo, com a função AttachObjectToVehicle.
sua utilização:
x, y, z sejas Posição do OBJETO no veiculo
rx, ry, rz sejas ROTAÇÃO do OBJETO no veiculo.
compreendendo isso, no código vai ficar o seguinte:
o qual o resulta em:
lembrando, que podemos alterar o material do objeto e anexar no veiculo.
* Um único objeto, serve somente como 1 ANEXO,
* podemos anexar vários objetos em um veiculo, o limite é desconhecido ( caso tenha algum, responda com ele aqui ! )
por fim, esse é o tutorial de hoje!, grato por lerem!, qual quer duvida, chamar MP ou comunicar nesse tópico.
nesse tutorial venho suprir uma necessidade de vários "coders" encontram, a personalização custom "tunning" em algum veiculo, contudo vou demonstrar o meu método que utilizo para poder adicionar objetos algum veiculo.
Programas necessarios
* pawn, com funções nativas do samp 3.7 ou superior ( include a_samp )
| \_ AttachObjectToVehicle
| \_ CreateObject
| \_ CreateVehicle
* SA-MP Map Construction
|
1º, temos que abrir o nosso querido editor de mapas, e apontar a câmera nas coordenadas 0, 0, 0.
2º, vamos criar algum veiculo ( adicionar um objeto ) a gosto que queira adicionar o objeto, no caso vou aderir ao veiculo Sultan, cujo id seja 560
* os veiculo são considerado como objeto nesse editor!
logo em seguida, aponto o objeto criado para as coordenadas 0, 0, 0
3º, Iremos adicionar o objeto a escolha, e posicionamos no veiculo, por cima, lados a sua escolha! no meu caso vou adicionar um ventilador industrial ( id 1420 ), porem temos que adicionar o objeto no veiculo sem alterar as suas coordenadas nativas ( 0,0,0 ), o NÂO DEVEMOS MUDAR, porque se mudarmos, a posição do veiculo, pode não ficar no lugar certo o objeto, devido o veiculo não ter ido na posição nativa..
4º logo após finalizado, vamos organizar os dados pegos, separamos o objeto,
para separar vamos ver o código, assim vai dar um resultado, no meu caso foi o
CreateObject(1420, -0.12860, -0.20730, 0.73340, 0.00000, 0.00000, 60.00000);
*Rosa: ID DO OBJETO
*Vermelho: Posição
*Azul: Rotação
e logo abaixo foi dado as coordenadas do veiculo, o qual não vamos utilizar.
CreateVehicle(560, 0.0000, 0.0000, 0.0000, 0.0000, -1, -1, 100);
5º, em seu GameMode, na função/public OnGamemodeInit, devemos adicionar o seu veiculo, e objeto, lembrando, se a rotação do veiculo for diferente para a posição final, na posição nativa também alteremos, para evitar erro de distancia no final.
nos ambos valores, vamos criar uma variável ( pode ser global ou local ).
Quando criarmos o objeto, não precisa definir posição, porque se adicionar, o objeto se o veiculo "explodir" vai retornar naquela posição, ou seja, vamos deixar a posição NATIVA 0,0,0, se no caso explodir, o objeto retorna pra lá, e depois volte no spawn.
Código:
new veiculo_com_ar = CreateVehicle(560, -2640.0833, -54.9334, 4.1513, 0.0000, -1, -1, 100);
new ar = CreateObject(1420, 0.0000, 0.0000,0.0000, 0.00000, 0.00000, 0.00000);
pode-se notar que na criação de veiculo ( CreateVehicle ) adicionei as posição que eu quero, no lá em SF, junto com sua rotação 0, porque no inicio, quando adicionei o OBJETO, foi na rotação 0.0000.
6º, agora com quase tudo preparados, vamos "anexar" o objeto no veiculo, com a função AttachObjectToVehicle.
sua utilização:
Código:
AttachObjectToVehicle(objeto,veiculo,x,y,z, rx,ry,rz);
x, y, z sejas Posição do OBJETO no veiculo
rx, ry, rz sejas ROTAÇÃO do OBJETO no veiculo.
compreendendo isso, no código vai ficar o seguinte:
Código:
new veiculo_com_ar = CreateVehicle(560, -2640.0833, -54.9334, 4.1513, 0.0000, -1, -1, 100);
new ar = CreateObject(1420, 0.0000, 0.0000,0.0000, 0.00000, 0.00000, 0.00000);
AttachObjectToVehicle(ar, veiculo_com_ar, -0.12860, -0.20730, 0.73340, 0.00000, 0.00000, 60.00000);
o qual o resulta em:
lembrando, que podemos alterar o material do objeto e anexar no veiculo.
* Um único objeto, serve somente como 1 ANEXO,
* podemos anexar vários objetos em um veiculo, o limite é desconhecido ( caso tenha algum, responda com ele aqui ! )
por fim, esse é o tutorial de hoje!, grato por lerem!, qual quer duvida, chamar MP ou comunicar nesse tópico.
Citar:
Gostou do meu conteúdo? que tal me ajudar com alguma reputação? ( Estrela )