![]() |
[Tutorial] Como Criar InfoOrg - Versão de Impressão +- Portal SAMP (https://portalsamp.com) +-- Fórum: SA-MP (https://portalsamp.com/forumdisplay.php?fid=5) +--- Fórum: Guias e Tutoriais (https://portalsamp.com/forumdisplay.php?fid=7) +--- Tópico: [Tutorial] Como Criar InfoOrg (/showthread.php?tid=1593) |
Como Criar InfoOrg - SrBlue - 03/09/2021 Nesse tópico irei ensinar como criar um infoorg com sistema de salvamento proprio, somente com alguns comandos básicos!.. Primeiramente temos que ter uma Enum da ORG, a qual cada org pode-se manipular, nessa enum vai ter informações básicas sobre a org, como exemplo membros, lideres, sublíderes etc.. Código: enum Org Porque valor [256]? * Seria o tamanho da Array do tipo String, \_cada variável dessa ( líder/sublíder/membro1...membro5) vai ser uma string. temos que passar essa enum para uma Matrix ( new a[1][2][3] ); Código: enum Org Porque OrgInfo[2]? * Nesse tutorial será criada somente 3 organização: [0] - Civil [1] - Mendingos [2] - Policia Aleatória Porque integrar a Enum na Matris? *para poder manipular, exemplo OrgInfo[0][pMembro1] = "Peixe_Ssardinha"; OrgInfo[0][pMembro2] = "Amguinho_Peixe"; etc Agora temos que criar um sistema de carregar/salvar as Orgs, utilizarei o sistema DINI(download aqui). porem é possivel utilizar dof2 ou database ( sqlite/mysql/mariadb...) tudo depende de como você quer salvar. Carregar: Código: stock LoadOrgs() onde o %d seria o ID da org no caso vai ter que criar 2 arquivos MANUALMENTE, ou vai ter sujeita da gm crashar. * Obs, pasta dentro da scriptfile \_ com nome Orgs exemplo: "Scriptfiles/Orgs/" ---------- nessa pasta você cria 2 arquivos ou mais. ( de acordo de quantas orgs você criou ) org1.cfg org2.cfg e com cada config com esses dados: Código: Lider=Ninguem os dados dentro das cfg das Orgs, podem variar, de quanto membros você pos pra criar. Agora devemos definir de qual ORG o player vai estar, e se ele é o lider, o certo é adicionar dentro de uma ENUM ( PlayerInfo[playerid][pOrg/pLider] ) incluso do sistema de salvamento do server... mas nesse caso irei adicionar por variável no inicio da GM, fora dos scopo ( callbacks ) Código: new MemberOrgID[50] * essas variáveis vão ser constantemente chamadas para os comandos! Agora vamos pegar as variáveis e sentar no jogador: Código: Stock LoadOrgFromPlayer(playerid) nesse tutorial não irei incluir, porem é extremamente recomendado ter para poder salvar os MemberORG e CargoOrg. Na callback OnPlayerConnect(playerid) bote essa função criada. e na callback OnPlayerDisconnect(playerid) reset as variaveis dos membros usando: Código: MemberOrgID[playerid] = 0; Prontinho, sistema de InfoORG Criado com sucesso, agora vamos aos comandos no proximo tutorial pode-se notar que pode ter bugs nos code, porque é pro usuario aprender e não só COPIAR/COLAR! o copiar e o colar está matando a comunidade samp ![]() RE: Como Criar InfoOrg - xbruno1000x - 03/09/2021 Muito bom seu tutorial. São essas informações que mantém a comunidade SA-MP viva. RE: Como Criar InfoOrg - ipsLuan - 03/09/2021 Muito bom o tutorial. Mas, há como melhor. Por exemplo: não usar string demasiadamente muito grande. RE: Como Criar InfoOrg - xbruno1000x - 02/03/2022 (02/03/2022 16:27)Flast$ Escreveu: Cade o tutorial dos comandos? sai nunca? Basta usar uma if no topo dos comandos. Código: CMD:teste(playerid) RE: Como Criar InfoOrg - LUISBLACK_professor - 17/08/2022 Como eu faria um comando tipo de /darlider ? E depois como seria o /convidar membro pra organização. Todos os dias estudo esse tópico mais ainda não consegui entender direito. Se alguém conseguir me ajudar eu agradeço... RE: Como Criar InfoOrg - Halabam - 19/08/2022 (17/08/2022 23:24)LUISBLACK_professor Escreveu: Como eu faria um comando tipo de /darlider ? E depois como seria o /convidar membro pra organização. Todos os dias estudo esse tópico mais ainda não consegui entender direito. Se alguém conseguir me ajudar eu agradeço... Código: CMD:darorg1(playerid, params[]) RE: Como Criar InfoOrg - Max - 26/09/2022 MN tô tentando muito e não consegui mim setar na org não aparece eu lá nos arquivos pode mim dizer o que pode ser |