Portal SAMP
[Scripter] Serviços - Versão de Impressão

+- Portal SAMP (https://portalsamp.com)
+-- Fórum: Comunidade (https://portalsamp.com/forumdisplay.php?fid=15)
+--- Fórum: Portfólio (https://portalsamp.com/forumdisplay.php?fid=48)
+--- Tópico: [Scripter] Serviços (/showthread.php?tid=2666)



Serviços - Dr Editor - 15/08/2022

Opa galera, pra quem não me conhece me chamo Eduardo e estou no SA:MP desde 2013 e atuando como programador desde 2015 com o vulgo F1N4L.
O intuito deste tópico é simplesmente me promover Rolleyes .
Inicialmente tudo era brincadeira, mas como isso tomou grandes proporções e SA:MP ainda "vive", logo passei a criar formas de ajudar no cotidiano na parte do desenvolvimento.
Realizo diferentes serviços na área de programação do SA:MP que vão desde a criar sistemas até configuração de um ambiente de trabalho para ter maior produtividade na parte de desenvolvimento e é isso que vou apresentar abaixo.

Observação:
Os programas criados por mim e apresentados abaixo não são ferramentas compartilhadas/open source.
O tabulador foi lançado em um tópico de ajuda no fórum em sua primeira versão, porém como não era tópico próprio não atualizei.

Primeiramente, para ter uma maior produtividade e facilitação na parte de escrever códigos é necessário um bom IDE.
Pawno é uma ferramenta funcional, porém extremamente limitada.
Claro que não existe a "melhor" ferramenta (IDE). Existe aquela que melhor se encaixa no seu perfil.

Após configurar seu IDE para compilar Pawn, é 'necessário' configurar o ambiente para faciltiar a digitação. Para isso usamos o AUTOCOMPLETE! Este complemento basicamente prevê uma lista de possíveis palavras que coincidem com as letras inicialmente digitadas por você e caso for uma função gera também os respectivos parâmetros.
Hoje é possível baixar arquivos deste recurso disponibilizados pela comunidade para Visual Studio Code, Sublime Text, Atom etc.
Mas conforme o passar dos anos foram sendo criados mais plugins e includes tão importantes quanto os originais.
Por isso desenvolvi uma ferramenta capaz de gerar arquivos de dicionário (para IDEs que não necessitam ou que não possuam Autocomplete) e arquivos de Autocomplete (snippets) para facilitar o desenvolvimento.

Diferença de dicionário para autocomplete (snippets):
Dicionários são arquivos que contém muitas palavras e que servem para corrigir a gramática (spell checker) e também para completar uma palavra parcialmente digitada.
Autocomplete (snippets) além de preencher uma palavra parcialmente digitada permite adicionar parâmetros predefinidos.

Observação²:
Reduzi o tamanho das imagens para não estender muito o tópico e isso reduziu a qualidade.
Caso queiram ver com qualidade melhor basta abrir em nova aba.

Easy Pawn Completion Tool:

[Imagem: v5Ttblf.png]
[Imagem: 41VUsHK.png]

Com esta ferramenta consigo buscar e manipular qualquer função ou macro com base nas configurações.
Vale ressaltar que o processo manual para chegar ao mesmo resultado também é válido, porém bem exaustivo.
Criei uma pré-automação para três IDEs, porém faço pra praticamente todas.
Abaixo verão uma pequena demostração do resultado da extração das informações do plugin FCNPC e adicionadas ao IDE.

[Imagem: 0ZlK3t2.gif]


Tabulador:

[Imagem: wWTcNOO.png]

Esta ferramenta corrige toda a indentação de um código ou parte dede.
Consiste em 4 etapas:

  1. Remove os espaços e tabulações, limpando todas as linhas.
  2. Remove as linhas em branco (dentro das chaves apenas), caso marque a caixa.
  3. Inicia o processo de indentação do zero.
  4. Finaliza verificando se a indentação está correta ou se há alguma chave aberta/fechada faltando e aponta o bloco mais próximo.

Abaixo um exemplo de código removendo espaços e organizando as linhas de acordo com as chaves:
Gamemode utilizado: https://portalsamp.com/showthread.php?tid=19
[Imagem: 5l2b2XN.png]

Identificando erros de indentação:
[Imagem: 7mdNGFv.png]

Observações finais:
Por conta da demanda eu achei necessário esclarecer mais detalhes de como trabalho (brevemente informado em minha assinatura) para mostrar que apesar de não ser meu 'trabalho' eu levo isso muito a sério e quem já precisou de meus serviços sabe disso.
Enfim, estes são alguns dos meus trabalhos fora do SA:MP, mas com finalidade em agregar no processo de desenvolvimento.
  • Não desenvolvo gamemodes
  • Não estou interessado em ingressar em projetos
  • Não programo remotamente
  • Cobro o que acho justo
Discord: Eduardo AC#3140


RE: Serviços - CoelhaO_LokaO - 16/08/2022

Muito bom +REP


RE: Serviços - xbruno1000x - 17/08/2022

Muito legal ver as ferramentas próprias que você utiliza para programar. Também gostei bastante de você já ter colocado quais tipos de serviços você não faz, até vou colocar como recomendação no tópico de regras.