Portal SAMP
10 anos afastado... O que aprendi com SA-MP? - Versão de Impressão

+- Portal SAMP (https://portalsamp.com)
+-- Fórum: Comunidade (https://portalsamp.com/forumdisplay.php?fid=15)
+--- Fórum: Off topic (https://portalsamp.com/forumdisplay.php?fid=19)
+--- Tópico: 10 anos afastado... O que aprendi com SA-MP? (/showthread.php?tid=2682)



10 anos afastado... O que aprendi com SA-MP? - João Pedro Alves - 19/08/2022

SA-MP fez parte intensa da minha vida nos anos de 2011 a 2013. Conheci muitas pessoas, me divertir muito, passei o dobro de raiva, compartilhei conhecimento, aprendi e, acima de tudo, tive momentos memoráveis.

Hoje, se passado quase 10 anos desde minha última atividade (considerável) no SA-MP, estarei compartilhando nesse tópico as lições aprendidas e qual é minha mentalidade sobre SA-MP, hoje que tenha 28 anos, tendo uma carreira sólida com programação e ter passado por diversas experiências na vida.

O objetivo é principalmente passar experiência para a galera que ainda está no game ou que acabou de chegar.


# Ok, mas quem é você?

Meu nome é João Pedro Alves, tenho 28 anos, tenho mais de 15 anos de programação e trabalho como Engenheiro de Software na empresa do  Peter Jordan, mesmo criador do canal Ei Nerd, Nerds de Negócios, TV Cifras, e sites como Cifras e Letras.

Muitos não sabem mas também fui o criador desse fórum, o Portal SA-MP.


# Breve história do SA-MP na minha vida

Tive meu primeiro contato com SA-MP no começo de 2011. Nessa época eu já tinha alguns anos de programação. Vinha de outra comunidade também de criação de jogo, Ragnarok, então mal conheci o modo já tive interesse em ver as possibilidades de criar um servidor, sempre fui muito mais programador do que jogador. Fiquei feliz em saber que existia uma comunidade forte sobre o assunto. Foi então que me juntei ao antigo fórum SA-MP.

Por já saber programar e ter perfil autodidata, rapidamente aprendi Pawn e tão logo estava já criando conteúdo para a comunidade. Criei diversos tutoriais, includes e inimizades.

Sim, inimizades... Como muitos adolescentes na internet no auge dos meus 17 anos, também buscava a famosa "atenção" na internet. Era muito comum eu ter posturas arrogantes e ser um completo bababca em tópicos alheios. Alimentado pela vontade de atenção e me achando o foda pelo certo reconhecimento que estava obtendo na comunidade, ego inflado era um dos meus maiores defeitos.

Tão rápido fiz amigos e algumas pessoas admirivam meu conhecimento, talvez o dobro tinha inimizades, e não tiro a razão deles.

Assim como muitos bons programadores na época, nunca cheguei a criar nenhum servidor... Passei os anos mais participando da comunidade, gerando conteúdo e falando merda do que focado em criar um servidor, embora sempre tive essa vontade.

Em meadoes de 2013 abandonei a comunidade e o SA-MP.


# Como vejo o SA-MP após 10 anos afastado...

Com o passar do tempo nossa visão muda em quase todos os assuntos. Hoje olho para trás e consigo ver coisas que não eram claras para mim 10 anos atrás. A maturidade e experiência de vida adquirida nesses anos me dá uma visão muito mais realista de tudo e gostaria de compartilhar com vocês essas visões e lições que acredito ter aprendido.

Aqui serei completamente honesto e vale a pena citar que o que for escrito aqui é a MINHA OPINIÃO E VISÃO.

Eu não sou o senhor da verdade, então sim, eu posso estar errado. Vale da sua interpretação levar em consideração ou não Wink


Lição 1 - Se você é do tipo que pergunta se "SA-MP hoje em dia vale a pena" então pra você não vai valer.

Desde 10 anos atrás até hoje ainda existem os tópicos que aparecem vez ou outra do famoso "Você acha que SA-MP vale a pena?". E essa pergunta tem muito mais a ver com o criador do que a comunidade.

Um dos maiores erros ao querer criar um servidor é não focar no principal: a sua diversão durante o processo. Se você busca uma inspiração externa para ter a motivação pra criar algo eu tenho 101% de certeza que você vai entrar para a estatística de projetos iniciados e não terminados, que todo mundo sabe que é muito mais alta do que servidores lançados.

Criar servidor deveria ser sobre você se divertir em criar algo. Se esse não for o seu foco, se você depender de estimulos externos, você nunca terá a motivação durante todo o processo.

Você curte criar coisas? Então sim, SA-MP sempre vai valer a pena pra você.

Você tá querendo ganhar dinheiro com SA-MP? Já tá querendo iniciar o projeto achando que vai ter 100 ou mais jogadores? Então tenha certeza que SA-MP não vai valer a pena pra voce.

Dinheiro e jogadores é consequência, e no quesito dinheiro é uma consequência com MUITA exceção.

"Ah mas eu conheço um cara que criou um servidor e comprou uma ferrari" - Quem ganha dinheiro com SA-MP é exceção e não regra. Para um que ganha dezenas de outros não ganham. E ao estudar a história dos maiores servidores você vê que praticamente todos começaram sem essa pretensão, só um grupo de pessoas curtindo a ideia de criar algo.

SA-MP vale a pena? Não pergunte para os outros, pergunte pra sí.


Lição 2 - Sim, SA-MP está morrendo

Esse assunto é polêmico e já to preparado para o @will vir aqui tentar me refutar HAHAH

Desde sempre é a famosa pergunta se SA-MP está morrendo. E sim, está. Como nao estaria?

GTA San Andreas é de 2004 e SA-MP veio em 2006. Como todo jogo, e tudo na vida, existem seus ciclos. A tendência normal é mais jogadores saírem do que entrar. Eu acredito que quanto a isso não há o que discutir.

Embora a comunidade mobile deu um gás novo ao mod, é inegável que sim, vem perdendo jogadores ao passar do tempo mas isso é normal!

O ponto principal aqui é que ao dizer morrer não significa que o jogo está acabando ou que não tenha jogadores. A comunidade SA-MP ainda é bem ampla para um jogo de tantos anos e ainda existe bastante espaço sim.

Acho que é necessário ter realismo, é inegável que não se tem tantos jogadores como outros anos, por isso é correto dizer que está morrendo, porém não é correto dizer que o jogo morreu ou que é irrelevante. O jogo está passando por um momento de filtragem e isso é MUITO bom.

Está ficando os jogadores que tem uma maior paixão pelo jogo, e isso é excelente para se criar comunidades fortes e ter um maior engajamento desse pessoal.


Lição 3 - Pare de pensar como programador e pense como jogador

Ao longo dos anos eu vi excelentes programadores iniciando projetos ditos como magníficos. Porém, assim como todos os projetos que vi, nunca chegavam a conclusão ou não ganhavam relevância.

Você via muito papo sobre métodos de programações, arquiteturas mirabolantes, compilação em tempo recorde. Mas e aí? E o resultado disso tudo? Nada. Apenas código para depois se vangloriar de ser um bom programador? De ter criado código complexo?

Entenda, a pessoa que vai jogar um servidor não quer saber se você usa zcmd, strcmp, Pawn.CMD, na verdade ela nem se quer sabe o que é isso. Pare de alimentar seu ego de programador porque no final ele vai ficar maior que o seu projeto.

Pense como jogador, crie o que você gostaria que tivesse. E o código? Dane-se o código. Exatamente isso, faça funcionar, o foco precisa ser esse. O seu GM não é um projeto do Google ou da Nasa. Você não precisa ganhar aquele 0.5 segundos na sua compilação.

O seu objetivo principal é criar algo para alimentar o entretenimento das outras pessoas e não aliementar seu ego interno. Se divirta mais com resultados concretos e menos com linhas coloridas no seu editor.


Lição 4 - Não, você não vai ser o grande inovador

Outro assunto polêmico... O que é inovação? Eu não vejo inovação como apenas algo que não existe. Inovação é muito mais sobre fazer as coisas simples bem feitas do que fazer algo que não existe sem propósito.

Muita gente cai nessa armadilha do famoso "GM inovador". Lembro que na minha época você seria humilhado se falasse que estava usando um GM da internet. E o mais bizarro é que na eṕoca os maiores servidores eram base de GM da internet! HAHHAHA

Não to aqui dizendo que você precisa ser a cópia de algo... Eu passei anos vendo pessoas querendo bancar de inovadores querendo trazer modos diferentes para o SA-MP. As ideias muitas vezes eram legais mas na prática não eram aceitar pela comunidade de jogadores. E ainda as pessoas ficavam frustradas botando a culpa nos jogadores dizendo coisas do tipo "os jogadores não dão valor a novas ideias"...

Aprenda a identificar as regras do jogo e jogar de acordo com elas. Não tente mudar as regras que você vai se frustar. SA-MP já tem tempo o suficiente pra ter amadurecido alguns conceitos. Ja é claro o estilo de jogo que as pessoas preferem e esperam quando joga SA-MP. Querer fugir disso é querer nadar contra a corrente e ainda ficar com raiva ao se afogar.

Inove no simples dentro do que ja é esperado. Há espaço para muito inovação mas talvez inovação não seja o que você acredita que é. Tem aquele ditado no mundo do futebol "fazer o arroz com feijão". È isso. Fazer o básico bem feito é inovação em um mundo que as pessoas não conseguem se quer fazer o básico.

Aprenda com os erros dos outros pra não ter que cometer eles. Você gostando ou não SA-MP já tem uma identidade de modos e expectativas. Fica teu critério ficar dentro dessas expectativas ou não mas saiba que o mundo não vai se dobrar a tuas vontades só porque você acha que sua ideia é super inovadora e as pessoas não gostam dela.


Lição 5 - Invés de pensar grande, pense pequeno

Parece contra intuitivo ne? Mas esse também é um grande erro que sempre vi na comunidade. Ao começar um projeto criam ele em uma escala tão grande que não conseguem nem chegar na metade e já fracassam.

No mundo do empreendedorismo existe o termo MVP, que é a sigla para o menor produto possível para se criar quando se quer validar uma ideia. Basicamente você cria só as funcionalidades básicas para conseguir finalizar rápido e colocar a prova pelos usuarios.

Aprenda que o que você acha legal as outras pessoas podem não achar. O que você pensa ser uma boa ideia pode não ser considerado pela maioria uma boa ideia. Imagina criar um GM inteiro de uma maneira e perceber que simplesmente os jogadores não gostaram?

VALIDE O SEU PROJETO

O maior gargalo no desenvolvimento de algo é a finalização. Pense pequeno. Cria uma versão simplificada da sua ideia, o mais simplificado possível. Faça o mais rápido que conseguir e coloque online!

Fazendo isso, além de tirar aquele peso emocional de ter finalizado, você pode acompanhar junto aos jogadores cada funcionalidade. Ver se é isso que esperavam, arrumar bugs e fazer melhorias aos poucos. O melhor disso é que seus jogadores sempre vão ter a percepção que seu servidor está melhorando já que depois de lançado você vai adicionar novas funcionalidades.

Se quer criar um GM RPG com orgs, invés de por 20, coloque 5. Pense pequeno. Crie só o necessário pra expressar a sua ideia e depois vá evoluindo acompanhando as demandas dos seus jogadores.

Não perca tempo criar um Discord com 100 salas, um fórum cheio de áreas, um site. Faça o simples inicialmente, pense simples. Ninguem começa grande e quem tenta se fode.


Lição 6 - Você não precisa ser um programador para ter um servidor

È simles assim. Eu não acho que tem problema nenhum alguém querer ter um servidor e não querer ser programador. È necessário um certo nível técnico para se manter um servidor porém você pode arrumar alguém com esse perfíl mas tecnico ou até pegar um GM da internet e tirar dúvidas no fórum.

Falo por experiẽncia própria que vi pessoas muito mais criativas e melhores gestoras de servidor e que não sabiam muito de tecnologia do que experts em tecnologia que eram bons gestores.

È legal saber programar? Claro que é. Sua vida vai ficar mais fácil e você vai ter mais controle, porém não é uma obrigatoriedade.


Lição 7 - Faça surubas só na vida real

Por mais que seja difícil lançar um servidor a parte mais difícil é manter ele com relevância. E isso tem muito a ver com a equipe que administra o servidor.

Ter uma uma equipe grande pode te dar ideia de que tem muita gente te ajudando porém pode ter certeza que NUNCA é uma boa ideia ter muita gente na sua equipe, principalmente na fase inicial.

A maior parte das pessoas vão ficar na sua equipe apenas pelo "status" e o destaque que um cargo dá. Tenha a menor equipe possível. Se for possível você e apenas mais um melhor ainda.

Fazer sozinho muitas vezes também não é o ideal até porque não tem como ser bom em tudo. Tente ao menos arrumar um sócio. Alguém que tenha a mesma vibe que você. Não aceite ninguem que esteja menos apaixonado no projeto que você. Parceria em um projeto é igual casamento, se ela desanda no processo de desenvolvimento a chance de virar estatística e não lançar é enorme.

E uma vez lançado tenha cuidado redobrado na sua equipe. Uma equipe imatura e mal preparada pode fracassar o melhor servidor do mundo.


# È isso ne?

Tenho carinho pelo SA-MP porém hoje não tenho interesse nem espaço na minha vida para ele. Agradeço tudo que aprendi ao longo desses anos e vou guardar pra sempre com carinho os momentos e amigos.

Tenho amigos que falo até hoje quase que diariamente e até um trabalha comigo na mesma empresa!

Como falei no início esses são apenas meus pensamentos sobre o SA-MP passados quase 10 anos desde meu último contato ativo com o game. Espero ser útil para quem ainda está ativo e que evite você de cometer erros que cometi.

Wink


RE: 10 anos afastado... O que aprendi com SA-MP? - domingues93 - 19/08/2022

O Brabo tem nome.
Muito bom o texto mano!


RE: 10 anos afastado... O que aprendi com SA-MP? - xbruno1000x - 21/08/2022

Eu diria que o tópico tem lições que servem não só pro SA-MP mas também para quem deseja seguir carreira na área de tecnologia.

São dicas atemporais que com certeza ajudarão muitas pessoas.



Mas para complementar:

Eu comecei a jogar o SA-MP em 2009, mas só me interessei por programar em 2012. Em 2013 criei alguns servidores que foram muito bem, chegaram a ter um crescimento orgânico muito grande. Isso era muito em função da aba internet no launcher do SA-MP, os jogadores entravam aleatoriamente num servidor e se fosse bom adicionavam aos favoritos e continuavam jogando. Hoje em dia a aba internet apenas espelha a aba hosted, fazendo com que o crescimento orgânico seja praticamente inexistente no SA-MP. Você definitivamente precisará divulgar em grupos do facebook, pagar youtubers ou adicioná-lo a aba hosted(que custa quase 200 reais mensais). Então muito provavelmente será necessário investir um dinheiro para alavancar o crescimento. Investimento que talvez nem tenha retorno...

Talvez com o Open-MP venha um launcher que traga essa funcionalidade da aba internet para todos servidores novamente e mude o jogo... mas por hora funciona assim.


Para quem estiver disposto a encarar essa dura realidade da plataforma pode ser que dê certo.


RE: 10 anos afastado... O que aprendi com SA-MP? - White_Blue - 22/08/2022

Ótimo tópico, aqui há muitas dicas legais para quem quer criar um servidor. Ou até criar um projeto na área da tecnologia, seja um site ou qualquer coisa.


RE: 10 anos afastado... O que aprendi com SA-MP? - brunogusava - 28/02/2023

nossa, eu lembro de tu, tu é brabo demais João, a gente tava junto em um grupo de SAMP, até o will tava naquele grupo também, lembro que o Will me passou até um código do servidor dele pra me ajudar em uma coisa, tambéma acabei parando de desenvolver em PAWN por conta de trabalho, hoje ainda trabalho muito e tenho pouco tempo disponível, mas meu espirito de programador e de jogador me instiga a voltar a fazer isso como hobbie, pois era muito massa..

O que mais me preocupa hoje em dia, é fazer algo e não ter ninguém pra jogar mesmo pagando a aba hosted e divulgando até com tráfego pago, mas com o Open.MP me da alguma esperança de conseguimos reviver, no Brasil é caro ter PC pra jogar FiveM, ai no SAMP temos o Mobile, no Open.MP vamos ter também, ambos funcionam bem em PC fraco diferente do FiveM do GTA 5, e cara, pra ser bem franco, não teria tanto "tesã*" em desenvolver pra FiveM, ainda mais fazendo como Hobbie, não me animo muito em aprender LUA, prefiro relembrar PAWN 1000x..

MTA também não curto lá muito, aquele tanto de carro e coisa modificada me deixa desconfortável, tira muito a essência do GTA SA, tu vê aqueles carro da BOPE no MTA com o interiror naquele cinza bugado, com barulho de carro do game, mano é muito estranho a pegada do MTA, fora que MTA também programa em LUA, e novamente, não curto muito LUA, particularmente...

Mas é isso, sucesso pra ti irmão, e saudade de nois naquele grupo de samp no discord, geral trocando ideia e zoando, eu(um mero aprendiz), você(mestre da programação web), Cycle, Bruno(mestre da programação Desktop, C e afins, o famoso nerd raiz), Razor(cunhado do Youtuber Diolinux), só os brabos


RE: 10 anos afastado... O que aprendi com SA-MP? - walonly221 - 15/03/2023

Eu joguei SAMP há cerca de dez anos. As palavras não podem descrever como me senti ao desempenhar meu papel em servidores RP