Portal SAMP
[Ajuda] Servidor fechando sem log - Versão de Impressão

+- Portal SAMP (https://portalsamp.com)
+-- Fórum: SA-MP (https://portalsamp.com/forumdisplay.php?fid=5)
+--- Fórum: Área de suporte (https://portalsamp.com/forumdisplay.php?fid=6)
+--- Tópico: [Ajuda] Servidor fechando sem log (/showthread.php?tid=2750)

Páginas: 1 2


Servidor fechando sem log - razt - 01/09/2022

Servidor esta fechando sozinho e nos logs nao apresenta nenhum dado, mesmo com crash detect ativado
Como identificar esse problema? Vi alguns relatos da plugin pawnraknet entrando em conflito com outras, já desativei a por um momento a plugin do sampvoice, mas o problema persistiu. Alguém tem alguma ideia de como posso identificar e resolver isso? 

plugins: crashdetect mysql YSF streamer sscanf pawncmd FCNPC pawnraknet sampvoice

#include   <a_samp>
#include   <crashdetect>
#include   <a_mysql>
#include   <DOF2>
#include   <Pawn.CMD>
#include   <mSelection>
#include   <sscanf2>
#include   <foreach>
#include   <callbacks>
#include   <FCNPC>
#include   <YSF>
#include   <streamer>
#include   <sampvoice>
#include   <Pawn.RakNet>


RE: Servidor fechando sem log - White_Blue - 01/09/2022

Tente usar o plugin profiler e veja se ele identifica algum crash, pois pode ser várias coisas causando o crash. O servidor só abre e fecha ou ele fecha quando você faz algo em específico?


RE: Servidor fechando sem log - razt - 02/09/2022

(01/09/2022 23:39)White_Blue Escreveu: Tente usar o plugin profiler e veja se ele identifica algum crash, pois pode ser várias coisas causando o crash. O servidor só abre e fecha ou ele fecha quando você faz algo em específico?

A plugin profiler não é apenas para monitorar as chamadas/consumo? Não sabia que identificava crash, vou dar uma olhada. 

O servidor fica online normalmente, as vezes pode demorar dias ou horas, ate mesmo em minutos ja aconteceu dps de ligado.


RE: Servidor fechando sem log - xbruno1000x - 02/09/2022

Como está o desempenho do host/vps? Falo no sentido de consumo de CPU e uso de ram. Tem algumas hospedagens que limitam esses usos.

O servidor desliga somente com players nele? Caso a resposta seja sim, pode ser um problema de salvamento.

O mysql não tem nenhum limite de armazenamento? Já vi alguns hosts com limite, e isso pode causar o desligamento.

Teste desativar o raknet também.


RE: Servidor fechando sem log - razt - 02/09/2022

(02/09/2022 00:48)xbruno1000x Escreveu: Como está o desempenho do host/vps? Falo no sentido de consumo de CPU e uso de ram. Tem algumas hospedagens que limitam esses usos.

O servidor desliga somente com players nele? Caso a resposta seja sim, pode ser um problema de salvamento.

O mysql não tem nenhum limite de armazenamento? Já vi alguns hosts com limite, e isso pode causar o desligamento.

Teste desativar o raknet também.
Sobre o consumo, acredito que não seja, porque quando acontece de cair, cai numa variável de jogadores muito aleatória, acontece com 30, 20 jogadores ou até mesmo 10. Imagino que se fosse a CPU ou a RAM, o sv ia se engasgar e iria cair sempre com mais jogadores, não "aleatório" como é o caso.

O salvamento, eu uso mysql, se tivesse algum erro, não iria apontar nos logs da plugin? Pode acontecer do mysql falhar crashando sem apontar erros?

Sobre o limite, não sei dizer, mas acho que não, vou verificar com o suporte.

Raknet é essencial para o projeto, minha base de jogadores são mobiles. 
Mas tenho uma hipótese muito grande que seja o culpado, após ler esse relato: 
https://github.com/katursis/Pawn.RakNet/issues/35
https://github.com/katursis/Pawn.RakNet/issues/36

pq é exatamente isso que acontece com meu servidor, já tentei a solução apontada no githurb, mas não funcionou.


RE: Servidor fechando sem log - Mateus Lima - 02/09/2022

(01/09/2022 23:32)razt Escreveu: Servidor esta fechando sozinho e nos logs nao apresenta nenhum dado, mesmo com crash detect ativado
Como identificar esse problema? Vi alguns relatos da plugin pawnraknet entrando em conflito com outras, já desativei a por um momento a plugin do sampvoice, mas o problema persistiu. Alguém tem alguma ideia de como posso identificar e resolver isso? 

plugins: crashdetect mysql YSF streamer sscanf pawncmd FCNPC pawnraknet sampvoice

#include   <a_samp>
#include   <crashdetect>
#include   <a_mysql>
#include   <DOF2>
#include   <Pawn.CMD>
#include   <mSelection>
#include   <sscanf2>
#include   <foreach>
#include   <callbacks>
#include   <FCNPC>
#include   <YSF>
#include   <streamer>
#include   <sampvoice>
#include   <Pawn.RakNet>

verifique suas pastas, geralmente acontece por conta do horrivel DOF2


RE: Servidor fechando sem log - Dr Editor - 02/09/2022

Caso esteja hospedando em linux:
Já presenciei quedas recorrentes no linux que não aconteciam no windows.
Uma das quedas ainda por cima ocorria num LOOP! (O problema não era o loop)
Mesmo depurando não dava pra identificar a queda, mas tudo parou quando foi utilizado uma VPS windows. Se fosse um problema lógico do código, deveria causar queda em ambos sistemas operacionais.


RE: Servidor fechando sem log - xbruno1000x - 02/09/2022

Citar:O salvamento, eu uso mysql, se tivesse algum erro, não iria apontar nos logs da plugin? Pode acontecer do mysql falhar crashando sem apontar erros?


É que normalmente os servidores mesclam DOF2 com MySQL, e o DOF2 quando dá erro apenas fecha o console.


Citar:Raknet é essencial para o projeto, minha base de jogadores são mobiles. 


Falei mais no sentido de confirmar se o bug é de fato no raknet, pois pode ser literalmente qualquer coisa.
Já testou realizar um downgrade da versão do raknet? talvez funcione também.


RE: Servidor fechando sem log - razt - 02/09/2022

(02/09/2022 09:10)Mateus Lima Escreveu:
(01/09/2022 23:32)razt Escreveu: Servidor esta fechando sozinho e nos logs nao apresenta nenhum dado, mesmo com crash detect ativado
Como identificar esse problema? Vi alguns relatos da plugin pawnraknet entrando em conflito com outras, já desativei a por um momento a plugin do sampvoice, mas o problema persistiu. Alguém tem alguma ideia de como posso identificar e resolver isso? 

plugins: crashdetect mysql YSF streamer sscanf pawncmd FCNPC pawnraknet sampvoice

#include   <a_samp>
#include   <crashdetect>
#include   <a_mysql>
#include   <DOF2>
#include   <Pawn.CMD>
#include   <mSelection>
#include   <sscanf2>
#include   <foreach>
#include   <callbacks>
#include   <FCNPC>
#include   <YSF>
#include   <streamer>
#include   <sampvoice>
#include   <Pawn.RakNet>

verifique suas pastas, geralmente acontece por conta do horrivel DOF2

Verifiquei e está tudo certo.

(02/09/2022 13:50)Dr Editor Escreveu: Caso esteja hospedando em linux:
Já presenciei quedas recorrentes no linux que não aconteciam no windows.
Uma das quedas ainda por cima ocorria num LOOP! (O problema não era o loop)
Mesmo depurando não dava pra identificar a queda, mas tudo parou quando foi utilizado uma VPS windows. Se fosse um problema lógico do código, deveria causar queda em ambos sistemas operacionais.

Mas na sua opinião, trocar p Windows compensa ou tentar encontrar uma solução p quedas e continuar usando linux, caso, seja realmente esse o motivo?

(02/09/2022 16:30)xbruno1000x Escreveu:
Citar:O salvamento, eu uso mysql, se tivesse algum erro, não iria apontar nos logs da plugin? Pode acontecer do mysql falhar crashando sem apontar erros?


É que normalmente os servidores mesclam DOF2 com MySQL, e o DOF2 quando dá erro apenas fecha o console.


Citar:Raknet é essencial para o projeto, minha base de jogadores são mobiles. 


Falei mais no sentido de confirmar se o bug é de fato no raknet, pois pode ser literalmente qualquer coisa.
Já testou realizar um downgrade da versão do raknet? talvez funcione também.

Sim, o DOF2 tem disso, mas acho que não seja, uso apenas para logs e pequenas coisas p carregamento.

Sobre raknet, a versão que eu tô usando é a indicada pelo desenvolvedor do samp launcher: 1.4.1, acredito que essa seja a mais estável e a versão mínima para funcionamento, mas posso testar outras acima dessa.
E sobre desativar ela, infelizmente, não é possível nessa altura do campeonato p mim.


RE: Servidor fechando sem log - Dr Editor - 03/09/2022

(02/09/2022 23:42)razt Escreveu:
(02/09/2022 13:50)Dr Editor Escreveu: Caso esteja hospedando em linux:
Já presenciei quedas recorrentes no linux que não aconteciam no windows.
Uma das quedas ainda por cima ocorria num LOOP! (O problema não era o loop)
Mesmo depurando não dava pra identificar a queda, mas tudo parou quando foi utilizado uma VPS windows. Se fosse um problema lógico do código, deveria causar queda em ambos sistemas operacionais.

Mas na sua opinião, trocar p Windows compensa ou tentar encontrar uma solução p quedas e continuar usando linux, caso, seja realmente esse o motivo?

Não estou entrando no mérito do compensativo. Estou abordando uma possível solução.
Vou complementar minha resposta:
Estava trabalhado em um gamemode e este era MUITO desotimizado e todo em DOF2. Um RP realmente grande e com um grau de desotimização tão grande quanto.
Havia um comando que chamava um loop para veículos e nele havia apenas uma função que não havia absolutamente NADA que sobrecarregasse o SO ou que tivesse qualquer código que pudesse causar um crash, porém era responsável por quedas.
Estudei aquele código por horas e não tinha uma solução simplesmente porque o código estava certo, mesmo assim queria entender.
Sugeri trocar o host por uma VPS e isso parou.
Sou um ótimo programador e, até hoje, não sei o que causou e até então não tinha visto nada parecido, mas por parte de código tenho a mais absoluta certeza de que não foi.