Portal SAMP
A importância do fórum para a comunidade SA-MP - Versão de Impressão

+- Portal SAMP (https://portalsamp.com)
+-- Fórum: Comunidade (https://portalsamp.com/forumdisplay.php?fid=15)
+--- Fórum: Off topic (https://portalsamp.com/forumdisplay.php?fid=19)
+--- Tópico: A importância do fórum para a comunidade SA-MP (/showthread.php?tid=2767)



A importância do fórum para a comunidade SA-MP - xbruno1000x - 06/09/2022

Com o advento do discord, muitos servidores e jogadores optam por concentrar suas atividades exclusivamente no discord. Porém, como diziam os mais velhos, "nunca coloque todos seus ovos em uma única cesta". Apesar de muitos considerarem que os fóruns estão ultrapassados, os fóruns ainda tem diversas vantagens por conta de seu alcance.

Quando um iniciante na linguagem pawn comete um erro e o Pawno gera um warning ou erro, ele provavelmente irá pesquisar soluções para esse problema no google. Para se ter uma ideia, tópicos com dúvidas acerca do "warning 202: number of arguments does not match definition" alcançam números de visualizações na casa dos milhares¹. Tópicos sobre temas mais complexos, como o Samp Voice chegam a alcançar mais de 20 mil visualizações aqui no fórum. E quando alguém responde uma dúvida, pode ter certeza que não estará ajudando somente 1 pessoa, mas sim várias. Esses tópicos ficam eternizados aqui no fórum e podem ser achados a qualquer momento por alguém através do google. Enquanto isso, no discord, as mensagens somem e nunca mais irão ajudar ninguém que tenha aquele mesmo problema.

Além de fazer a diferença no alcance das dúvidas, também torna o servidor mais relevante nos resultados do google. Utilizando como exemplo o servidor Naruto World Evolution, quando busca-se pela string "Naruto SAMP", a divulgação feita no portal samp é o segundo resultado mostrado pelo google, após a página do facebook do servidor. Isso faz com que o google tenha mais resultados de um determinado servidor para exibir nas pesquisas. Além disso, a área de projetos em menos de 1 ano já alcançou a casa dos 5 dígitos em visualizações com apenas 9 projetos.

O discord sem sombra de dúvidas é uma plataforma com muitos recursos e praticidade, mas acredito que ele por si só não seja suficiente para manter a comunidade do samp sustentável, tendo em vista que é uma plataforma com foco na troca de mensagens rápida. Portanto, é inegável a importância do fórum na manutenção da comunidade.

¹ Os tópicos mais visualizados são principalmente aqueles que tem um título que sintetiza bem o problema! Se esforcem para criar bons títulos, eles irão ajudar muitas pessoas a encontrar o tópico e consequentemente resolver o mesmo problema!!!


RE: A importância do fórum para a comunidade SA-MP - Maycon_Felipe - 06/09/2022

Esse fórum vem se tornando um patrimônio cultural para nossa comunidade isso é inegável, vem deixando sua marca e espero que se mantenha para sempre!
Mesmo com o Discord se tornando algo útil e fácil, não creio que se tornará de tamanha importância que o fórum representa, onde cada vez mais se torna bem ranqueado nas pesquisas do google, onde o titulo e até a descrição já relata os problemas, dúvidas ou curiosidade pelo tópico.

E uma coisa que precisa se tornar um hábito é na questão de tópicos resolvido onde a resolução do problema as vezes não é apresentada pelo autor, e o mesmo fecha o tópico com "@resolvido", mesmo as mensagens de ajuda não tendo a solução, então tentem apresentar a solução do problema e como você resolveu, o fórum será muito útil daqui daqui 2 a 5 anos no futuro ou até mais.

É isso, vocês que usam diariamente tem esse dever de manter isso e repassar o conhecimento que adquiriram, e não precisa criar códigos prontos, para "preguiçosos", Tongue!


RE: A importância do fórum para a comunidade SA-MP - xbruno1000x - 06/09/2022

(06/09/2022 12:00)Maycon_Felipe Escreveu: Esse fórum vem se tornando um patrimônio cultural para nossa comunidade isso é inegável, vem deixando sua marca e espero que se mantenha para sempre!
Mesmo com o Discord se tornando algo útil e fácil, não creio que se tornará de tamanha importância que o fórum representa, onde cada vez mais se torna bem ranqueado nas pesquisas do google, onde o titulo e até a descrição já relata os problemas, dúvidas ou curiosidade pelo tópico.

E uma coisa que precisa se tornar um hábito é na questão de tópicos resolvido onde a resolução do problema as vezes não é apresentada pelo autor, e o mesmo fecha o tópico com "@resolvido", mesmo as mensagens de ajuda não tendo a solução, então tentem apresentar a solução do problema e como você resolveu, o fórum será muito útil daqui daqui 2 a 5 anos no futuro ou até mais.

É isso, vocês que usam diariamente tem esse dever de manter isso e repassar o conhecimento que adquiriram, e não precisa criar códigos prontos, para "preguiçosos", Tongue!

Pois é, fiz esse tópico justamente para conscientizar esse pessoal que parece não entender o intuito de existir um fórum. Muitos apagam a mensagem base(a mensagem que contém a dúvida) do tópico e acabam inutilizando um tópico solucionado e que poderia ajudar diversas pessoas. O fórum está bem próximo de completar 2 anos e já temos bastante conteúdo a disposição, se todos tiverem senso de comunidade, com o tempo, seria possível até mesmo alcançar o patamar do fórum samp.


RE: A importância do fórum para a comunidade SA-MP - White_Blue - 07/09/2022

Eu estou ciente da enorme importância para a comunidade do SA-MP que tem este fórum, mas uma dúvida que eu sempre tive: será que o custo para manter o fórum online vale a pena!? Tendo em vista de que a comunidade de SA-MP já não é tão grande(ainda mais os programadores brasileiros). E sei o quanto é caro renovar o domínio, pagar a hospedagem etc... ainda mais porque o fórum depende de ads e muitas pessoas usam adblock.


RE: A importância do fórum para a comunidade SA-MP - João Pedro Alves - 08/09/2022

(07/09/2022 03:12)White_Blue Escreveu: Eu estou ciente da enorme importância para a comunidade do SA-MP que tem este fórum, mas uma dúvida que eu sempre tive: será que o custo para manter o fórum online vale a pena!? Tendo em vista de que a comunidade de SA-MP já não é tão grande(ainda mais os programadores brasileiros). E sei o quanto é caro renovar o domínio, pagar a hospedagem etc... ainda mais porque o fórum depende de ads e muitas pessoas usam adblock.

Não, não vale. Porque para "valer a pena" o fórum teria que ter fins lucrativos. O trabalho feito aqui é totalmente voluntário e não se banca. È 100% em prol da comunidade.


RE: A importância do fórum para a comunidade SA-MP - willttoonn - 13/09/2022

Saudações,

Atualmente para manter o fórum não nos custa nada, ele está hospedado juntamente com outras aplicações que possuo. Anualmente temos um custo de renovação de domínio (que é irrelevante como custo) para mantê-lo online e servir como base de ajuda para quem ainda possui servidores ou pretende ter um.

Diferente do fórum original, este foi criado com o proposito de se manter online e sua liderança/administração sendo transmitida adiante, assim como ocorreu com o João Pedro Alves, transmitindo o fórum para mim e depois de um tempo eu transmiti para o xbruno1000x.

O fórum não possui fins lucrativos e realizamos um trabalho voluntário, muitos já realizavam ele no falecido fórum SA-MP.

Até o final dessa primeira quinzena de setembro tentarei incluir uma modificação no código do fórum para impedir que os tópicos sofram alterações após a primeira resposta, possibilitando que o conteúdo (perguntas, suporte etc) seja utilizado em futuras consultas a partir do google.


RE: A importância do fórum para a comunidade SA-MP - reinaldo.script - 23/09/2022

Esse Fórum aqui é super importante, quando tenho algum problema sempre sempre venho aqui, e até mesmo pra ajudar alguém, no meu servidor coloquei nos creditos PortalSamp