Portal SAMP
DOF2 Vale a pena? - Versão de Impressão

+- Portal SAMP (https://portalsamp.com)
+-- Fórum: Comunidade (https://portalsamp.com/forumdisplay.php?fid=15)
+--- Fórum: Off topic (https://portalsamp.com/forumdisplay.php?fid=19)
+--- Tópico: DOF2 Vale a pena? (/showthread.php?tid=2986)



DOF2 Vale a pena? - Gothout - 14/11/2022

DOF2 vale a pena para um servidor que bate 300/400 on? Queria aprender MySQL mas não sei por onde eu começo ahaua


RE: DOF2 Vale a pena? - nilat - 14/11/2022

(14/11/2022 11:21)Gothout Escreveu: DOF2 vale a pena para um servidor que bate 300/400 on? Queria aprender MySQL mas não sei por onde eu começo ahaua

Não. Além de DOF2 ser um sistema de salvamento antigo, MySQL é bem mais rápido e organizado.


RE: DOF2 Vale a pena? - João Pedro Alves - 14/11/2022

Vale.

È um erro GIGANTE na tecnologia comparar achar que existe parar de prata e fazer comparações com ferramentas que pode sim possuir o mesmo fim porém o modo de chegar nesse fim seja diferente.

Dizer que DOF2 é melhor que MySQL é o mesmo que falar que Mongo é melhor de Postgre, que MySQL é melhor que firebase e por aí vai. São ferramentas que persistem (salvam) dados porém para situações e necessidades diferentes.

Para salvamentos simples com pouca quantidade de dados, por exemplos, configurações ou lista de carregamentos (como de veículos) eu acho que o o DOF2 é mais do que ideal. Até mesmo em LOGs pode ser um caso a se pensar.

Agora para salvamento em massa com dados mais estruturados eu acredito que o MySQL seja melhor CASO você tenha conhecimento em SQL (ou esteja disposto a aprender). Porque não adianta nada usar MySQL e ter queries mal performáticas e um banco com uma estrutura mal feita, como já vi muito. Mata o propósito de se usar MySQL.

Resumido: dependendo da sua necessidade vale sim DOF2, sem sombra de dúvidas.

nilat
MySQL definitivamente NÂO é mais rápido que DOF2. DOF2 faz escrita no disco direto. MySQL se conecta com um servidor, realiza DIVERSOS processos internos para então fazer escrita no disco. Isso não é um desvantagem, mas como falei acima, não se deve comparar ambos porque possuem processos diferentes.

E definitivamente MySQL NÂO é mais "organizado" que DOF2. Quem define a estrutura (organização) é o desenvolvedor e não a ferramenta. Então se um mal desenvolvedor estruturar uma tabela o resultado vai ser horrivel. Assim como se um bom desenvolvedor estruturar os dados usando DOF2 vai ter um excelente resultado.


RE: DOF2 Vale a pena? - Aranha - 14/11/2022

(14/11/2022 12:10)N0n Escreveu: Vale.

È um erro GIGANTE na tecnologia comparar achar que existe parar de prata e fazer comparações com ferramentas que pode sim possuir o mesmo fim porém o modo de chegar nesse fim seja diferente.

Dizer que DOF2 é melhor que MySQL é o mesmo que falar que Mongo é melhor de Postgre, que MySQL é melhor que firebase e por aí vai. São ferramentas que persistem (salvam) dados porém para situações e necessidades diferentes.

Para salvamentos simples com pouca quantidade de dados, por exemplos, configurações ou lista de carregamentos (como de veículos) eu acho que o o DOF2 é mais do que ideal. Até mesmo em LOGs pode ser um caso a se pensar.

Agora para salvamento em massa com dados mais estruturados eu acredito que o MySQL seja melhor CASO você tenha conhecimento em SQL (ou esteja disposto a aprender). Porque não adianta nada usar MySQL e ter queries mal performáticas e um banco com uma estrutura mal feita, como já vi muito. Mata o propósito de se usar MySQL.

Resumido: dependendo da sua necessidade vale sim DOF2, sem sombra de dúvidas.

nilat
MySQL definitivamente NÂO é mais rápido que DOF2. DOF2 faz escrita no disco direto. MySQL se conecta com um servidor, realiza DIVERSOS processos internos para então fazer escrita no disco. Isso não é um desvantagem, mas como falei acima, não se deve comparar ambos porque possuem processos diferentes.

E definitivamente MySQL NÂO é mais "organizado" que DOF2. Quem define a estrutura (organização) é o desenvolvedor e não a ferramenta. Então se um mal desenvolvedor estruturar uma tabela o resultado vai ser horrivel. Assim como se um bom desenvolvedor estruturar os dados usando DOF2 vai ter um excelente resultado.

+REP


RE: DOF2 Vale a pena? - CoelhaO_LokaO - 14/11/2022

Larga mão de DOF2 estamos em 2023 já, vire um cientista de dados.


RE: DOF2 Vale a pena? - White_Blue - 14/11/2022

(14/11/2022 12:35)CoelhaO_LokaO Escreveu: Larga mão de DOF2 estamos em 2023 já, vire um  cientista de dados.

É questão de preferência isso. Não é por que eu sei usar MySQL, DOF2 e Dini que eu acho MySQL melhor que DOF2. Eu prefiro DOF2, mas há questões em que MySQL é necessário. Por exemplo, com DOF2 não será possível integrar um sistema com seu site(o que é muito bom para servidores que têm grande demanda de compras, e se for manual pode atrasar a entrega. E nada melhor que algo automático e imediato). Então, cada um dos sistemas de salvamento tem seu ponto forte.


RE: DOF2 Vale a pena? - xbruno1000x - 14/11/2022

Se você busca integrar os dados do SA-MP facilmente com um site, o ideal seria o MySQL. De resto você pode usar tranquilamente DOF2 sem nenhum prejuízo. Inclusive SQL é uma linguagem(Structured Query Language) e a falta de conhecimento sobre ela pode te fazer criar tabelas não-normalizadas que podem prejudicar o servidor ao invés de ajudar.

Para você ter ideia, eu tive 4 ou 5 matérias na faculdade só para fechar essa parte de banco de dados. A maioria das pessoas acha algo muito simples pois elas simplesmente não tem boas práticas com bancos de dados.

O que eu posso te dizer sem dúvidas é que melhor usar DOF2 certo, do que usar MySQL errado.

Mas vale muito a pena estudar sobre o assunto. Hoje em dia tem muitos profissionais de outras áreas migrando para a área de banco de dados. Nunca se sabe, de repente você aprende de forma despretensiosa e torna-se um profissional da área.


RE: DOF2 Vale a pena? - nilat - 16/11/2022

(14/11/2022 12:10)N0n Escreveu: Vale.

È um erro GIGANTE na tecnologia comparar achar que existe parar de prata e fazer comparações com ferramentas que pode sim possuir o mesmo fim porém o modo de chegar nesse fim seja diferente.

Dizer que DOF2 é melhor que MySQL é o mesmo que falar que Mongo é melhor de Postgre, que MySQL é melhor que firebase e por aí vai. São ferramentas que persistem (salvam) dados porém para situações e necessidades diferentes.

Para salvamentos simples com pouca quantidade de dados, por exemplos, configurações ou lista de carregamentos (como de veículos) eu acho que o o DOF2 é mais do que ideal. Até mesmo em LOGs pode ser um caso a se pensar.

Agora para salvamento em massa com dados mais estruturados eu acredito que o MySQL seja melhor CASO você tenha conhecimento em SQL (ou esteja disposto a aprender). Porque não adianta nada usar MySQL e ter queries mal performáticas e um banco com uma estrutura mal feita, como já vi muito. Mata o propósito de se usar MySQL.

Resumido: dependendo da sua necessidade vale sim DOF2, sem sombra de dúvidas.

nilat
MySQL definitivamente NÂO é mais rápido que DOF2. DOF2 faz escrita no disco direto. MySQL se conecta com um servidor, realiza DIVERSOS processos internos para então fazer escrita no disco. Isso não é um desvantagem, mas como falei acima, não se deve comparar ambos porque possuem processos diferentes.

E definitivamente MySQL NÂO é mais "organizado" que DOF2. Quem define a estrutura (organização) é o desenvolvedor e não a ferramenta. Então se um mal desenvolvedor estruturar uma tabela o resultado vai ser horrivel. Assim como se um bom desenvolvedor estruturar os dados usando DOF2 vai ter um excelente resultado.

Concordo parcialmente N0n.
Como o autor disse, para um servidor que bate 300/400 não é só o sistema que cativa os jogadores, mas sim o network e suas funcionabilidades.
Deixando de lado um pouco a programação, um servidor é uma empresa, e toda empresa deve ter um plano de negócios, e todo plano de negócios deve ser estruturado para longo prazo, ou seja, para sofrer atualizações, mudanças e melhorias.
A comparação de DOF2 e MySQL não tem como ponto de referência os mesmos, mas sim o servidor exemplificado (que se da a entender que necessita de otimizações e atualizações para suportar 300+ jogadores a longo prazo).

Porque MySQL e não DOF2 para um servidor que você quer que seja grande?
Com o tempo e o aumento de números de jogadores, você irá ver que é necessário um painel online (UCP) para tirar um pouco a sobrecarga de problemas que podem ser solucionados pelo próprio jogador, diminuindo o trabalho dos administrador e acelerando a solução.

Pensando mais ainda a longo prazo, pois o open-mp está começando, caso o plano do servidor seja expandir, chegará uma hora que precisará fazer análise dos dados coletados para melhorar a jogabilidade em larga escala, e isso não é viável e prático em DOF2.

Se o desenvolvedor é bom ou ruim, quem é bom irá se dar bem tanto no DOF2 quanto MySQL, não é somente o banco de dados que garantirá o excelente resultado.

Na minha visão, MySQL é mais organizado por se tratar da estrutura ser vista como tabelas, mas isso vai de pessoa para pessoa.

Para finalizar cito o que o xbruno1000x disse: É melhor usar o DOF2 certo do que MySQL errado.