Portal SAMP
Pico de processamento do servidor - Versão de Impressão

+- Portal SAMP (https://portalsamp.com)
+-- Fórum: Comunidade (https://portalsamp.com/forumdisplay.php?fid=15)
+--- Fórum: Off topic (https://portalsamp.com/forumdisplay.php?fid=19)
+--- Tópico: Pico de processamento do servidor (/showthread.php?tid=3271)



Pico de processamento do servidor - Dionzito - 31/01/2023

Olá, gostaria de saciar uma grande duvida relacionado a um problema muito incoveniente que venho tendo com meu servidor.

Atualmente ele está hospedado em uma VPS Linux Ubuntu, 4gb de Ram e 2 Nucleos. Otimizo constantemente os sistemas do meu servidor, frequentemente ligo ele com o plugin Profile pra conferir o uso de processamento de algumas funções, no começo costumava ter funções consumindo 54%, 30%, 20% e assim sucessivamente, meu servidor suportava 3 horas ligado e de repente começada a lagar e o processamento batia 100% na VPS. Porém com o passar do tempo fui otimizando meus sistemas, atualizando os plugins, retirando includes desnecessárias e sistemas sem uso.

O servidor atualmente está uma maravilha pra quem olha, uso foreach nos sistemas que roda por todos os players, reduzi o tamanho das variáveis apenas a quantidade que irá ser usada, otimizei todos os timers do servidor dentre varias outras recomendações que vi aqui pelo fórum, de tal forma que quando consulto os logs do Plugin profiler o que mais consome do servidor usa apenas 6% de processamento.

No entanto mesmo com tudo isso o servidor suporta apenas 3 horas ligado e começa a travar, diante disso gostaria de uma luz daqueles com mais conhecimento para que pudessem me ajudar com isso.

Fiquem a vontade para perguntar qualquer coisa referente aos sistemas que uso, farei o melhor para deixar claro qualquer duvida que possa ajudar na resolução do meu problema.

Desde já agradeço a todos que se dispuserem a ajudar!


RE: Pico de processamento do servidor - Maycon_Felipe - 31/01/2023

Coloque todos os plugins que você utiliza, e includes!


RE: Pico de processamento do servidor - Dionzito - 01/02/2023

Includes que utilizo
a_samp
DOF2
zcmd
Streamer
Sscanf2
a_http
CTime
Strlib
a_mysql
Foreach

Plugins utilizados

Sscanf
Mysql
Streamer
CTime


RE: Pico de processamento do servidor - João Pedro Alves - 01/02/2023

Po irmão, tu tá com um problema bem complicado porque literalmente pode ser 1001 motivos... Vai ter que fazer um debug pesado... Os meus 50 centavos pra contribuir com o assunto é: você tem muitos timers globais? Pelo comportamento que você descreveu eu arriscaria debugar os timers...


RE: Pico de processamento do servidor - tylerthecreator - 01/02/2023

(01/02/2023 14:49)João Pedro Alves Escreveu: Po irmão, tu tá com um problema bem complicado porque literalmente pode ser 1001 motivos... Vai ter que fazer um debug pesado... Os meus 50 centavos pra contribuir com o assunto é: você tem muitos timers globais? Pelo comportamento que você descreveu eu arriscaria debugar os timers...

Como funcionaria um debug no timer?


RE: Pico de processamento do servidor - João Pedro Alves - 01/02/2023

(01/02/2023 15:31)tylerthecreator Escreveu:
(01/02/2023 14:49)João Pedro Alves Escreveu: Po irmão, tu tá com um problema bem complicado porque literalmente pode ser 1001 motivos... Vai ter que fazer um debug pesado... Os meus 50 centavos pra contribuir com o assunto é: você tem muitos timers globais? Pelo comportamento que você descreveu eu arriscaria debugar os timers...

Como funcionaria um debug no timer?

Tentativa e erro. Remove o timer e vê se o problema persiste. Se persistir, passa pra outro. Até descobrir qual o timer que está dando problema. Quando descobrir, faz o mesmo processo so que dessa vez removendo código do timer específico.


RE: Pico de processamento do servidor - White_Blue - 01/02/2023

Se você tem um timer que executa no tempo que o servidor crasha, pode ser algo naquele timer, um código ali dentro pode fazer o servidor crashar, e é complicado de achar principalmente se o código for grande. Como dito acima o correto é você tirar os timers e ir testando se vai crashar, mas vai ser complicado.


RE: Pico de processamento do servidor - Dionzito - 01/02/2023

(01/02/2023 14:49)João Pedro Alves Escreveu: Po irmão, tu tá com um problema bem complicado porque literalmente pode ser 1001 motivos... Vai ter que fazer um debug pesado... Os meus 50 centavos pra contribuir com o assunto é: você tem muitos timers globais? Pelo comportamento que você descreveu eu arriscaria debugar os timers...

Tenho menos de 20 timers globais, criei um comando pra encerrar todos os timers dentro do servidor enquanto está ligado (Pra não ter que remover tudo), porém continua persistindo. É realmente algo que eu nunca vi igual em todos esses anos de aprendizado no pawno, por isso vim pedir ajuda aqui na esperança de uma luz.

Já fiz review em todos os timers do servidor, globais e os timers por player, otimizei o possível e removi os que estavam sem uso.

Mas algo na minha cabeça diz que isso pode ser algum problema na VPS, ai que entra outra duvida que eu gostaria que fosse respondida, se alguem entender disso. É possível que alguma configuração da VPS afete o uso de processamento do servidor?

Obrigado pela resposta ++rep