Portal SAMP
Iniciar um servidor OpenMP x SAMP? (ou esquece, todos foram para o FiveM?) - Versão de Impressão

+- Portal SAMP (https://portalsamp.com)
+-- Fórum: Comunidade (https://portalsamp.com/forumdisplay.php?fid=15)
+--- Fórum: Off topic (https://portalsamp.com/forumdisplay.php?fid=19)
+--- Tópico: Iniciar um servidor OpenMP x SAMP? (ou esquece, todos foram para o FiveM?) (/showthread.php?tid=3385)

Páginas: 1 2


Iniciar um servidor OpenMP x SAMP? (ou esquece, todos foram para o FiveM?) - brunogusava - 27/02/2023

Fala pessoal!

Tenho um trabalho externo que não tem nada a ver com desenvolvimento de software, mas antes de trabalhar com isso já fui da programação, e na época de adolescente já programei muito em PAWN, lógico que esqueci muitos conceitos, mas gostaria de ir isso novamente como um hobbie, hoje tenho como bancar um projeto desse, caso dê tudo certo com a produção...

Mas todo mundo sabe que não é de vento que se vive o homem, não quero bancar isso pra sempre, quero tornar isso "auto-bancável", ou seja, monetizar de forma leve... E para isso preciso de possíveis players...

Vocês acham que com a chegada o SAMP Mobile, vão chegar muitos players novos? Ou cês acham que a maioria foi pro FiveM e se quiser criar um servidor o único caminho viável é lá?

Outra pergunta: Começar no Open.MP visto que é algo "beta" ainda creio eu, ou começar o projeto no SAMP para não ter de migrar depois?

Perguntas talvez bestas, mas quero saber a opnião de vocês que tem mais noção desse mercado do que eu, já que fiquei esse tempo todo longissimo disso tudo.

PS: Não quero ser concorrente/ameaça de/para ninguém, vou fazer isso só pra relaxar, e pra exercitar um pouco esse nerd que tem dentro de mim lá no fundo ainda, mesmo agora com as grandes responsas da vida adulta


RE: Iniciar um servidor OpenMP x SAMP? (ou esquece, todos foram para o FiveM?) - White_Blue - 27/02/2023

Citar:O SA-MP Vale a pena? vale. Existem muitos servidores movimentando muitos players, desenvolvendo boas mecânicas e ganhando dinheiro.

A questão não é se o SA-MP vale a pena, mas quais servidores valem a pena. Nenhum jogador quer criar uma conta de nível alto, comprar vip ou moedas em um servidor recém lançado, pois eles podem fechar a qualquer momento e o jogador perderá seu progresso e dinheiro. Nesse sentido, é melhor se estabelecer em um servidor com mais tempo de SA-MP e que tem probabilidade menor de encerrar suas atividades. Para que os players conheçam seu servidor, vejam que vale a pena e tudo mais, demora muito tempo. Nenhum servidor de hoje nasce com sucesso, então se não tiver paciência e recursos para manter, não compensa.

Posso estar sendo um pouco saudosista, mas antigamente, por conta da Aba Internet, era muito mais fácil acharem seu servidor e ele bombar do nada. Devido a desativação dessa aba, tudo tornou-se mais difícil.
Mensagem do xbruno1000x no tópico https://portalsamp.com/showthread.php?tid=2012

A questão não é se vale a pena, a questão é se vai valer a pena para você. Pois o SA-MP infelizmente vem decaindo atualmente, a aba internet do SA-MP é um absurdo aqui no Brasil.

A resposta que eu aprendi há muitos anos no SA-MP é: Sim, vale a pena, mas você não pode ter altas expectativas, você não vai ganhar um monte de dinheiro, não vai. Quando muito você vai ter um lucro lá outro ali, mas dificilmente vai cobrir seus gastos com divulgação, hosted tab, YouTubers etc.. Então se você abrir um servidor por dinheiro não vai dar certo, você vai se decepcionar.

Então abra o servidor por amor ao SA-MP mesmo, apenas por "diversão".

E outra questão é a administração do servidor, você vai ter que saber gerenciar os gastos do servidor, divulgar constantemente e isso custa muito.

E lembre-se, o Open-Multiplayer até agora, apenas está na beta, nem client tem ainda. E o OMP por enquanto é uma "versão do SA-MP".

Bom, te desejo boa sorte de qualquer maneira.


RE: Iniciar um servidor OpenMP x SAMP? (ou esquece, todos foram para o FiveM?) - João Pedro Alves - 27/02/2023

Eu tenho uma opinião muito forte sobre isso.

Eu pessoalmente não acredito que é possível fazer um servidor atrativo se você não está envolvido na comunidade. Se você está afastado eu acredito que definitivamente não deveria investir seu tempo com expectativas, acho que é o caminho certo para a frustração.

Existe um abismo entre o que você acha que é atrativo e o que a comunidade realmente acha atrativo. (por sinal nos meus anos de SA-MP eu diria que esse é um dos motivos principais de fracasso). Acho que as chances de alguém fora da comunidade criar algo atrativo são muito pequenas, beirando a nulidade.

Lembrando que é minha opinião; De modo resumido, dado o contexto que você falou, acho que definitivamente não deveria investir seu tempo.

Abs.


RE: Iniciar um servidor OpenMP x SAMP? (ou esquece, todos foram para o FiveM?) - Vel - 27/02/2023

Como qualquer coisa na vida, pode dar certo ou dar errado, depende de muitos fatores... se você tem o luxo de bancar o fracasso, tente, caso contrário, esqueça.

Agora, quanto ao SA-MP, na minha opinião, seja SA-MP ou OPEN.MP, sim, tem futuro.


RE: Iniciar um servidor OpenMP x SAMP? (ou esquece, todos foram para o FiveM?) - ipsLuan - 27/02/2023

Não vale investir o seu tempo no SA-MP atualmente.
Se você gosta de programação, recomendo que estudo alguma linguagem (pode ser o bom e famoso JavaScript) e comece a se aventurar, seja no mundo web, mobile ou até mesmo no backend.


RE: Iniciar um servidor OpenMP x SAMP? (ou esquece, todos foram para o FiveM?) - brunogusava - 28/02/2023

(27/02/2023 20:11)White_Blue Escreveu:
Citar:O SA-MP Vale a pena? vale. Existem muitos servidores movimentando muitos players, desenvolvendo boas mecânicas e ganhando dinheiro.

A questão não é se o SA-MP vale a pena, mas quais servidores valem a pena. Nenhum jogador quer criar uma conta de nível alto, comprar vip ou moedas em um servidor recém lançado, pois eles podem fechar a qualquer momento e o jogador perderá seu progresso e dinheiro. Nesse sentido, é melhor se estabelecer em um servidor com mais tempo de SA-MP e que tem probabilidade menor de encerrar suas atividades. Para que os players conheçam seu servidor, vejam que vale a pena e tudo mais, demora muito tempo. Nenhum servidor de hoje nasce com sucesso, então se não tiver paciência e recursos para manter, não compensa.

Posso estar sendo um pouco saudosista, mas antigamente, por conta da Aba Internet, era muito mais fácil acharem seu servidor e ele bombar do nada. Devido a desativação dessa aba, tudo tornou-se mais difícil.

Mensagem do xbruno1000x no tópico https://portalsamp.com/showthread.php?tid=2012

A questão não é se vale a pena, a questão é se vai valer a pena para você. Pois o SA-MP infelizmente vem decaindo atualmente, a aba internet do SA-MP é um absurdo aqui no Brasil.

A resposta que eu aprendi há muitos anos no SA-MP é: Sim, vale a pena, mas você não pode ter altas expectativas, você não vai ganhar um monte de dinheiro, não vai. Quando muito você vai ter um lucro lá outro ali, mas dificilmente vai cobrir seus gastos com divulgação, hosted tab, YouTubers etc.. Então se você abrir um servidor por dinheiro não vai dar certo, você vai se decepcionar.

Então abra o servidor por amor ao SA-MP mesmo, apenas por "diversão".

E outra questão é a administração do servidor, você vai ter que saber gerenciar os gastos do servidor, divulgar constantemente e isso custa muito.

E lembre-se, o Open-Multiplayer até agora, apenas está na beta, nem client tem ainda. E o OMP por enquanto é uma "versão do SA-MP".

Bom, te desejo boa sorte de qualquer maneira.

Pois é White, antes de voltar aqui no meu tópico havia visto essa resposta dele, a parte do lucro que mencionei seria apenas para mim não ter de bancar os gastos, não tem problema em ficar no 0 a 0, pois tenho meu negócio que não tem nada a ver nem com programação e nem com games, é outra coisa do digital, que me mantém, e é aonde eu invisto minha energia principal

A questão é que jogar como hobbie pra mim não vinga, enjoo rápido, agora desenvolvendo algo já é bem mais dahora, queria apenas ter players que joguem, se eu conseguir players, tudo ok de vdd


(27/02/2023 20:35)João Pedro Alves Escreveu: Eu tenho uma opinião muito forte sobre isso.

Eu pessoalmente não acredito que é possível fazer um servidor atrativo se você não está envolvido na comunidade. Se você está afastado eu acredito que definitivamente não deveria investir seu tempo com expectativas, acho que é o caminho certo para a frustração.

Existe um abismo entre o que você acha que é atrativo e o que a comunidade realmente acha atrativo. (por sinal nos meus anos de SA-MP eu diria que esse é um dos motivos principais de fracasso). Acho que as chances de alguém fora da comunidade criar algo atrativo são muito pequenas, beirando a nulidade.

Lembrando que é minha opinião; De modo resumido, dado o contexto que você falou, acho que definitivamente não deveria investir seu tempo.

Abs.

ok maninho, vou pensar ainda, porque realmente não tenho tanto animo de fazer algo para GTA 5 FiveM, meu tesã* maior fica no SAMP(/open.mp) mesmo

(27/02/2023 20:54)Vel Escreveu: Como qualquer coisa na vida, pode dar certo ou dar errado, depende de muitos fatores... se você tem o luxo de bancar o fracasso, tente, caso contrário, esqueça.

Agora, quanto ao SA-MP, na minha opinião, seja SA-MP ou OPEN.MP, sim, tem futuro.

Graças a deus e a minha "profissão" atual consigo bancar o fracasso

(27/02/2023 22:46)ipsLuan Escreveu: Não vale investir o seu tempo no SA-MP atualmente.
Se você gosta de programação, recomendo que estudo alguma linguagem (pode ser o bom e famoso JavaScript) e comece a se aventurar, seja no mundo web, mobile ou até mesmo no backend.

Programação para outros fins realmente eu nem pratico e nem curto, prefiro sempre contratar quando eu preciso de um programador, apenas curto em programar em PAWN porque vejo players utilizando e se divertindo no que eu mesmo fiz, justamente como um hobbie


RE: Iniciar um servidor OpenMP x SAMP? (ou esquece, todos foram para o FiveM?) - Dr Editor - 28/02/2023

Sobre lucro:
O SA:MP existe há muitos e muitos anos. Em outras palavras você pode imaginar que já 'espremeram a fruta, tiraram o suco e já chuparam o bagaço'.
Lucro até existe (não afirmo que compensatório), mas estamos falando de algo que cative o público a ponto de fazer ele voltar sempre, o que não é fácil nos dias de hoje considerando as centenas de opções de servidores dos mais diferentes modos.

Sobre mobile:
Hoje nem faço questão de pegar novos serviços, mas quando envolve mobile já descarto imediatamente!
Entenda que a plataforma não precisa necessariamente ser oficial, mas ao menos estável, coisa que o app de hoje definitamente não é.
Para suprir esse público é necessário muita gambiarra pra tornar a jogabilidade do jogador mobile mais aceitável.
Estamos falando de uma opção mais barata e prática de jogabilidade que traz de brinde: crash, desincronização, falta de recursos.

Sobre a chegada do OpenMP:
Se HOJE eu batesse a cabeça na pedra e decidisse que iria abrir um servidor de GTA SA, definitivamente optaria pelo OpenMP ao invés do SA:MP.
Sobre estabilidade não posso garantir 100%, mas o pouco que pude ver senti segurança e, claro, mais recursos nativos.

Essa é minha opinião no cenário atual.


RE: Iniciar um servidor OpenMP x SAMP? (ou esquece, todos foram para o FiveM?) - brunogusava - 28/02/2023

(28/02/2023 14:51)Dr Editor Escreveu: Sobre lucro:
O SA:MP existe há muitos e muitos anos. Em outras palavras você pode imaginar que já 'espremeram a fruta, tiraram o suco e já chuparam o bagaço'.
Lucro até existe (não afirmo que compensatório), mas estamos falando de algo que cative o público a ponto de fazer ele voltar sempre, o que não é fácil nos dias de hoje considerando as centenas de opções de servidores dos mais diferentes modos.

Sobre mobile:
Hoje nem faço questão de pegar novos serviços, mas quando envolve mobile já descarto imediatamente!
Entenda que a plataforma não precisa necessariamente ser oficial, mas ao menos estável, coisa que o app de hoje definitamente não é.
Para suprir esse público é necessário muita gambiarra pra tornar a jogabilidade do jogador mobile mais aceitável.
Estamos falando de uma opção mais barata e prática de jogabilidade que traz de brinde: crash, desincronização, falta de recursos.

Sobre a chegada do OpenMP:
Se HOJE eu batesse a cabeça na pedra e decidisse que iria abrir um servidor de GTA SA, definitivamente optaria pelo OpenMP ao invés do SA:MP.
Sobre estabilidade não posso garantir 100%, mas o pouco que pude ver senti segurança e, claro, mais recursos nativos.

Essa é minha opinião no cenário atual.

Entendi maninho, estou pensando ainda se faço algo, to analisando todos os fatores, mas também já estou tendendo mais pro openmp caso abra algo mesmo, caso inicie algum DEV


RE: Iniciar um servidor OpenMP x SAMP? (ou esquece, todos foram para o FiveM?) - xbruno1000x - 28/02/2023

Hoje em dia desenvolver um servidor SA-MP está demandando muito tempo. Muita coisa funciona para PC e não funciona para mobile, várias coisas necessitam de adaptação. Além de que a plataforma é a mais limitada do GTA. O único diferencial mesmo é o mobile. Sem contar que quando surge algo novo, como o VOIP ou o SAMP CEF, necessita de uma cacetada de chatice para instalar no jogo. No MTA é tudo muito mais prático, tudo mais nativo, além de gerar muito mais visualizações e engajamento no Youtube.


RE: Iniciar um servidor OpenMP x SAMP? (ou esquece, todos foram para o FiveM?) - brunogusava - 01/03/2023

(28/02/2023 23:38)xbruno1000x Escreveu: Hoje em dia desenvolver um servidor SA-MP está demandando muito tempo. Muita coisa funciona para PC e não funciona para mobile, várias coisas necessitam de adaptação. Além de que a plataforma é a mais limitada do GTA. O único diferencial mesmo é o mobile. Sem contar que quando surge algo novo, como o VOIP ou o SAMP CEF, necessita de uma cacetada de chatice para instalar no jogo. No MTA é tudo muito mais prático, tudo mais nativo, além de gerar muito mais visualizações e engajamento no Youtube.

Vou confessar que não sou o fã número 1 de LUA kkkkkk, acho um pouco complexo programar em client-side e server-side separados, mas você acha que o MTA então está muito mais bombado?