Portal SAMP
Iniciar um servidor OpenMP x SAMP? (ou esquece, todos foram para o FiveM?) - Versão de Impressão

+- Portal SAMP (https://portalsamp.com)
+-- Fórum: Comunidade (https://portalsamp.com/forumdisplay.php?fid=15)
+--- Fórum: Off topic (https://portalsamp.com/forumdisplay.php?fid=19)
+--- Tópico: Iniciar um servidor OpenMP x SAMP? (ou esquece, todos foram para o FiveM?) (/showthread.php?tid=3385)

Páginas: 1 2


RE: Iniciar um servidor OpenMP x SAMP? (ou esquece, todos foram para o FiveM?) - xbruno1000x - 01/03/2023

(01/03/2023 13:16)brunogusava Escreveu:
(28/02/2023 23:38)xbruno1000x Escreveu: Hoje em dia desenvolver um servidor SA-MP está demandando muito tempo. Muita coisa funciona para PC e não funciona para mobile, várias coisas necessitam de adaptação. Além de que a plataforma é a mais limitada do GTA. O único diferencial mesmo é o mobile. Sem contar que quando surge algo novo, como o VOIP ou o SAMP CEF, necessita de uma cacetada de chatice para instalar no jogo. No MTA é tudo muito mais prático, tudo mais nativo, além de gerar muito mais visualizações e engajamento no Youtube.

Vou confessar que não sou o fã número 1 de LUA kkkkkk, acho um pouco complexo programar em client-side e server-side separados, mas você acha que o MTA então está muito mais bombado?

Também não gosto de LUA, nem do MTA por ser muito modificado, mas temos que ser honestos... o MTA está muito mais forte hoje. O MTA tem muitas semelhanças com o FiveM, e por isso ganhou fama de "FiveM de pobre". Isso se mostra verdade quando os caras começam a tentar criar o GTA V dentro do SA-MP para balancear a competição...



Infelizmente o que funciona no GTA SA hoje são apenas esses RP's imitando sistemas de GTA V. Por esse motivo eu apenas contribuo para manter a comunidade aqui do fórum e não programo um servidor próprio.


RE: Iniciar um servidor OpenMP x SAMP? (ou esquece, todos foram para o FiveM?) - White_Blue - 01/03/2023

(01/03/2023 22:29)xbruno1000x Escreveu:
(01/03/2023 13:16)brunogusava Escreveu:
(28/02/2023 23:38)xbruno1000x Escreveu: Hoje em dia desenvolver um servidor SA-MP está demandando muito tempo. Muita coisa funciona para PC e não funciona para mobile, várias coisas necessitam de adaptação. Além de que a plataforma é a mais limitada do GTA. O único diferencial mesmo é o mobile. Sem contar que quando surge algo novo, como o VOIP ou o SAMP CEF, necessita de uma cacetada de chatice para instalar no jogo. No MTA é tudo muito mais prático, tudo mais nativo, além de gerar muito mais visualizações e engajamento no Youtube.

Vou confessar que não sou o fã número 1 de LUA kkkkkk, acho um pouco complexo programar em client-side e server-side separados, mas você acha que o MTA então está muito mais bombado?

Também não gosto de LUA, nem do MTA por ser muito modificado, mas temos que ser honestos... o MTA está muito mais forte hoje. O MTA tem muitas semelhanças com o FiveM, e por isso ganhou fama de "FiveM de pobre". Isso se mostra verdade quando os caras começam a tentar criar o GTA V dentro do SA-MP para balancear a competição...



Infelizmente o que funciona no GTA SA hoje são apenas esses RP's imitando sistemas de GTA V. Por esse motivo eu apenas contribuo para manter a comunidade aqui do fórum e não programo um servidor próprio.

Somos dois que tem a mesma opinião. Uma das virtudes do SA-MP é manter a "originalidade" do GTA San Andreas. Não tendo modificações gráficas server-side e etc.. e lembro também que um dos motivos que me fez jogar SA-MP lá por 2010 se eu não me engano, foi pelo fato de o MTA demorar muito para fazer o download dos mods, e como na época minha internet era muito lenta acabava que ficava 2 dias baixando os mods do MTA. E com o SA-MP era diferente, era só clicar em conectar e pronto, eu já estava jogando.

Mas infelizmente, com o FiveM aparecendo em canais com milhares de seguidores e até mesmo o governo utilizando do FiveM para promover as vacinas acabou que o pessoal que não tem condições de jogar o FiveM ficou procurando um equivalente para o FiveM e o MTA ganhou uma boa fama justamente por isso.

Embora eu não goste de MTA, temos que concordar que ele contribuiu bastante para a comunidade de modding do GTA San Andreas no geral, pois os criadores do MTA conseguiram parte do código-fonte do GTA San Andreas. E diferentemente do SA-MP, o MTA é código aberto, assim facilitando muito a modificação do mesmo por parte de fãs.

Bom, essa é minha opinião sobre o MTA. E ainda assim prefiro o SA-MP apesar das vantagens que o MTA tem sobre o SA-MP, ainda assim o SA-MP fez parte da minha vida, provavelmente se não fosse pelo SA-MP, eu estaria em outra carreira fora da programação.

Agora nos resta esperar o resultado final do Open-MP que creio que será a salvação para o SA-MP e trará de volta parte da comunidade que perdemos.


RE: Iniciar um servidor OpenMP x SAMP? (ou esquece, todos foram para o FiveM?) - João Pedro Alves - 02/03/2023

(01/03/2023 23:26)White_Blue Escreveu:
(01/03/2023 22:29)xbruno1000x Escreveu:
(01/03/2023 13:16)brunogusava Escreveu:
(28/02/2023 23:38)xbruno1000x Escreveu: Hoje em dia desenvolver um servidor SA-MP está demandando muito tempo. Muita coisa funciona para PC e não funciona para mobile, várias coisas necessitam de adaptação. Além de que a plataforma é a mais limitada do GTA. O único diferencial mesmo é o mobile. Sem contar que quando surge algo novo, como o VOIP ou o SAMP CEF, necessita de uma cacetada de chatice para instalar no jogo. No MTA é tudo muito mais prático, tudo mais nativo, além de gerar muito mais visualizações e engajamento no Youtube.

Vou confessar que não sou o fã número 1 de LUA kkkkkk, acho um pouco complexo programar em client-side e server-side separados, mas você acha que o MTA então está muito mais bombado?

Também não gosto de LUA, nem do MTA por ser muito modificado, mas temos que ser honestos... o MTA está muito mais forte hoje. O MTA tem muitas semelhanças com o FiveM, e por isso ganhou fama de "FiveM de pobre". Isso se mostra verdade quando os caras começam a tentar criar o GTA V dentro do SA-MP para balancear a competição...



Infelizmente o que funciona no GTA SA hoje são apenas esses RP's imitando sistemas de GTA V. Por esse motivo eu apenas contribuo para manter a comunidade aqui do fórum e não programo um servidor próprio.

Somos dois que tem a mesma opinião. Uma das virtudes do SA-MP é manter a "originalidade" do GTA San Andreas. Não tendo modificações gráficas server-side e etc.. e lembro também que um dos motivos que me fez jogar SA-MP lá por 2010 se eu não me engano, foi pelo fato de o MTA demorar muito para fazer o download dos mods, e como na época minha internet era muito lenta acabava que ficava 2 dias baixando os mods do MTA. E com o SA-MP era diferente, era só clicar em conectar e pronto, eu já estava jogando.

Mas infelizmente, com o FiveM aparecendo em canais com milhares de seguidores e até mesmo o governo utilizando do FiveM para promover as vacinas acabou que o pessoal que não tem condições de jogar o FiveM ficou procurando um equivalente para o FiveM e o MTA ganhou uma boa fama justamente por isso.

Embora eu não goste de MTA, temos que concordar que ele contribuiu bastante para a comunidade de modding do GTA San Andreas no geral, pois os criadores do MTA conseguiram parte do código-fonte do GTA San Andreas. E diferentemente do SA-MP, o MTA é código aberto, assim facilitando muito a modificação do mesmo por parte de fãs.

Bom, essa é minha opinião sobre o MTA. E ainda assim prefiro o SA-MP apesar das vantagens que o MTA tem sobre o SA-MP, ainda assim o SA-MP fez parte da minha vida, provavelmente se não fosse pelo SA-MP, eu estaria em outra carreira fora da programação.

Agora nos resta esperar o resultado final do Open-MP que creio que será a salvação para o SA-MP e trará de volta parte da comunidade que perdemos.

Acho um equívoco o pensamento de "trazer a comunidade de volta". Isso nunca aconteceu em nenhum jogo e não vai ser o SA-MP o primeiro. Precisamos entender que estamos falando de um jogo de 2004, que por mais que seus mods melhorem ele sempre será um jogo de 2004. A comunidade nunca chegará perto do que foi em seu auge, isso é mais que claro.

O objetivo deve ser manter o jogo vivo, e verdade seja dita, o mobile ajudou muito nisso. Mas, como mencionei acima, é uma perda de energia achar que existe pespectiva de crescimento. O SA-MP é só mais um jogo que está passando o que dezenas de outros passaram como: Ragnarok, MU, Point Blank, Tibia, Perfect World, Runescape e por ai vai. Depois de um certo tempo a comunidade simplesmente não cresce, pelo contrário, vai caindo após o auge. Os jogos que dão sorte conseguem no máximo ter jogadores o suficiente pra se manterem vivos.

Vejo muita gente usando a palavra "revolucionar" para o Open.MP. Acho isso extremamente exagerado. Pessoal, repito: o jogo tem quase 20 anos! È preciso encarar as coisas como elas são. Open.MP no melhor dos casos vai manter a comunidade viva por mais um tempo mas não criem expectativas além disso porque a história de outros games já deixa claro como as coisas tendem a ser.


RE: Iniciar um servidor OpenMP x SAMP? (ou esquece, todos foram para o FiveM?) - zBreno - 05/05/2023

Primeira coisa esquece concorrência, mas porque? olhe os outros jogos temos como exemplo o jogo Tibia de 1997 ele tem concorrente? tem e muito! já morreu? não! porque não morreu? porque tem quem jogue ele até hoje, tanto o servidor oficial quanto a "concorrência" os servidores alternativos, mesmo sendo um jogo antigo as pessoas continuam trazendo coisa nova pra ele, então tirando isso como exemplo o que falta no samp br hoje? falta recursos novos, se você já jogou em algum servidor Russo a primeira coisa que vai notar é que os caras não ficam parados no tempo, estão sempre trazendo coisas novas para os jogadores independente se vai dar certo ou errado, aqui eu jogo desde de 2011 e eu nunca vejo isso o samp br ficou preso nos godfather mm e ppc trucking da vida e não saem mas disso a anos.

FiveM e MTA nunca vão matar o samp as pessoas continuam jogando jogos antigos por um motivo e dificilmente um jogo de nova geração vai atrair a atenção desses jogadores, se você quiser sustentar um servidor aqui só precisa trazer coisas novas para os jogadores se eles gostarem do seu trabalho a parte financeira fica por conta deles mesmo isso não vai ser um problema.

Em qual quer mercado de servidores o princípio básico da venda é atender bem o seu cliente e suprir as necessidades deles, a concorrência nunca vai atrapalhar ninguém pelo contrário, ela sempre vai te ajudar a arriscar coisas novas dentro do seu servidor.