[Tutorial] Como utilizar o zcmd - Versão de Impressão +- Portal SAMP (https://portalsamp.com) +-- Fórum: SA-MP (https://portalsamp.com/forumdisplay.php?fid=5) +--- Fórum: Guias e Tutoriais (https://portalsamp.com/forumdisplay.php?fid=7) +--- Tópico: [Tutorial] Como utilizar o zcmd (/showthread.php?tid=346) |
Como utilizar o zcmd - Caaet - 17/11/2020 Atenção: Este tópico é direcionado ao pessoal iniciante, por favor se quiser que eu implemente mais alguma coisa no mesmo comente. Introdução Olá se você veio a este tópico é porque quer aprender a utilizar zCMD, ou porque quer aprimorar seus conhecimentos entre outros... bom vou colocar aqui um breve resumo do que ira ter neste tópico: 1: Baixando o zCMD. 2: Colocando ele na sua IDE pawno. 3: Incluindo o zCMD no pawn. 4: Como utilizar. 5: Como usar if-else. 6: Mini sistema de pegar dinheiro. Mas o que é zCMD ? zCMD é uma include muito utilizada ("pelo menos por min", "Existem outras porém na minha opinão essa é a mais fácil!") pelo pessoal que gosta de criar comandos com mais facilidade como por exemplo /jetpack /dinheiro /godcar /voar entre outros... Isso mesmo com o zCMD você pode criar isso e muito mais ! Baixando o zCMD Clique no link abaixo e será redirecionado para baixar o zCMD: Baixar zCMD Colocando ele na sua IDE pawno: Após baixar vai vim um arquivo igual este: Recorte ele e vá em sua pasta do servidor entre na pasta pawno entre na pasta include cole ele la. Incluindo o zCMD no pawn: Bom se você seguiu todos os passos certinho então já está pronto para começar a programar, certo ?! Não ainda não meu caro gafanhoto (kkk). Siga as instruções abaixo: *Entre na sua IDE pawno. *Após ter entrado na primeira linha do gamemode/filterscript após #include <a_samp> digite: #include <zcmd> Se seguiu corretamente ficara assim: Como utilizar: Bom existem varias maneiras e regras de utiliza-lo mas não se assuste ! Eu vou ensina-lo da maneira mais fácil então após ter adicionado a include zCMD no seu gamemode arraste até a ultima linha dele e abra mais 2 linhas entendeu ? Bem fácil até aqui néh ! Bom agora vamos começar a tão sonhada parte sem mais enrrolação comece com: Código: Código: CMD:nomedocomando(playerid) Agora vamos a explicação: (CMD: ) É o que chama o zCMD ou seja faz com que o codigo seja lido como um comando sem ele ira dar erro. (nomedocomando) É o nome do seu comando pode colocar qualquer nome ai como godcar jetpack etc... (" () ") É o que usamos para definir a variavel que iremos usar como vemos abaixo. Sem ele da erro... (playerid) É uma variavel que adicionamos que puxara o player que digitou o comando. ( { ) Usado para definir o local onde o console ira executar o comando, em outras palavras ira executar tudo dentro das chaves. (SendClientMessage) É uma função usada para exibir uma mensagem no chat do jogador. (SendClientMessage(playerid)) Verifica qual player digitou o comando para enviar a mensagem apenas a ele. (SendClientMessage(playerid, -1)) -1 é a cor da mensagem no caso branco. (SendClientMessage(playerid, -1, "Olá") "Olá" é o texto(string) que ira aparecer no chat do jogador pode ser qualquer coisa! É importante lembrar que sempre depois de playerid usamos virgula e sempre depois da cor usamos virgula e sempre que formos digita um texto é obrigatorio utilizar "Aqui o texto" e o texto dentro deles. Agora retornamos o valor como true ou seja (return 1; ) OBS: Sempre no final de funções como SendClientMessage() usar ; no final! como o exemplo: SendClientMessage(playerid, -1, "Eu uso ; no final do codigo haha"); e terminamos o codigo com } Como utilizar o if-else. Bom chegamos aqui e iremos aprender a usar o famoso (if e else) ou então (se e caso contrario). Bom aqui temos um exemplo não muito complexo de como utilizar if e else: Código: new verificarSeJaUsouComando = 0; Mas o que esse codigo faz bartolomeu ? Bom vamos lá: 1: Quando o player digitar /pular ele ira verificar se ele ja usou o comando. 2: Se ele já usou o comando ira mandar a mensagem "Você já pulou e esta muito cansado!" 3: Caso ele não tenha usado o comando ainda ele ira mandar a mensagem "JUMPPPP!" e ira colocar 1 na variavel verificar. Veja nas fotos: Caso não tenha usado o comando ainda: Caso já tenha usado o comando: Agora vamos para a explicação: (new verificarSeJaUsouComando = 0; ) É uma variavel que criamos. Variaveis ficam geralmente abaixo das #include ! Como na foto abaixo: Então deixe ele no mesmo lugar em que eu deixei no exemplo. (Em baixo das includes) OBS: Nem toda variavel é usada assim, mas ai é outro assunto. Para criarmos uma variavel usamos (new) e em seguida o nome dela e usamos o sinal de = e o valor. como por exemplo: new CoxinhaFrita = 0; e se lê new CoxinhaFrita recebe zero. Agora la no final das linhas agente cria o comando lembram ? Código: CMD:pular(playerid) E vamos verificar se o nosso querido amigo já utilizou o comando. Código: CMD:pular(playerid) O "if" se lê "se" ou seja: se(verificarSeJaUsouComando == 0) o que acontece aqui traduzindo bem para o português agente verifica se a variavel que criamos no inicio do codigo tem o valor 0 ou == 0. Caso isso for verdadeiro então iremos executar o comando abaixo que é a mensagem. SendClientMessage(playerid, -1, "JUMPPPP!"); Aqui agente manda a mensagem "Jumppp". verificarSeJaUsouComando = 1; E aqui agente troca o valor da variavel para 1. e retornamos o valor verdadeiro com "return 1; " Agora caso o valor seja 1 ou maior que 1 iremos fazer o seguinte para verificar: Código: else O "else" pode ser lido "caso contrario" ou seja caso verificarSeJaUsouComando não for igual a 0 então o que esta dentro das chaves ira acontecer. Acho que vocês já entenderam o que vai acontecer caso verificar não seja == 0. O codigo do comando devera ficar assim: Código: new verificarSeJausouComando = 0; O codigo já esta funcionando entre no seu jogo e digite /pular para ver Mini sistema de pegar dinheiro. Agora eu irei criar um mini sistema de pegar dinheiro. Mas lembre-se não adianta nada você só olhar o tutorial e não colocar em pratica menino ! Então vai la colocar em pratica e depois volta aqui afinal se você quiser aprender a andar de skate e olhar 100 video aulas de tutorial de skate sem praticar, no final você aprendeu a andar de skate ? O sistema é este: Código: CMD:pegarDinheiro(playerid) RE: Como utilizar o zcmd ? Tutorial - xbruno1000x - 17/11/2020 Bem legal seu tutorial, porém o título do post está um pouco confuso. seria melhor assim: [Tutorial] Como utilizar o zcmd RE: Como utilizar o zcmd ? Tutorial - Caaet - 17/11/2020 (17/11/2020 11:49)xbruno1000x Escreveu: Bem legal seu tutorial, porém o título do post está um pouco confuso. Muito obrigado bruno irei arrumar RE: Como utilizar o zcmd - Hazard - 17/11/2020 bom tutorial RE: Como utilizar o zcmd - Caaet - 17/11/2020 (17/11/2020 14:42)Hazard Escreveu: bom tutorial Valeu |