Portal SAMP
[Ajuda] Transação de sistemas. - Versão de Impressão

+- Portal SAMP (https://portalsamp.com)
+-- Fórum: SA-MP (https://portalsamp.com/forumdisplay.php?fid=5)
+--- Fórum: Área de suporte (https://portalsamp.com/forumdisplay.php?fid=6)
+--- Tópico: [Ajuda] Transação de sistemas. (/showthread.php?tid=3543)



Transação de sistemas. - Noezinhos - 21/04/2023

Bom, sou novo como developer e estou na missão de desenvolver uma GM do zero, mas ando tendo bastante dificuldade em tentar copiar alguns sistemas e não consigo entender. Procurei vídeos, tutoriais e nada.

Estou tentando pegar um sistema de cavar tunel de uma GM pra passar pra outra, mas tendo colocar tudo certinho na gm: NEW, DEFINE, etc e quando compilo dá alguns erros.

Quando passo um sistema de uma GM para outra, o que precisa ser feito geralmente para poder dar 100%?


RE: Transação de sistemas. - Carlos Victor - 21/04/2023

Exatamente fazer o que você disse, adaptar. Porém, é um dos seus maiores erros é fazer isso, você não irá adquirir conhecimento nenhum, vai apenas memorizar os códigos, eu recomendo você pegar um gamemode base, replicar escrevendo até você não precisar mais ver nenhum código, ou seja, ter sim um gamemode ao seu lado, mas sem copiar e colar.

Você também precisa consultar a wiki para tirar dúvidas sobre funções, quais parâmetros elas recebem e como elas funcionam, isso vai te ajudar bastante, e claro, consultar o nosso fórum em casos de dúvidas ou problemas.


RE: Transação de sistemas. - Noezinhos - 21/04/2023

(21/04/2023 21:33)Carlos Victor Escreveu: Exatamente fazer o que você disse, adaptar. Porém, é um dos seus maiores erros é fazer isso, você não irá adquirir conhecimento nenhum, vai apenas memorizar os códigos, eu recomendo você pegar um gamemode base, replicar escrevendo até você não precisar mais ver nenhum código, ou seja, ter sim um gamemode ao seu lado, mas sem copiar e colar.

Você também precisa consultar a wiki para tirar dúvidas sobre funções, quais parâmetros elas recebem e como elas funcionam, isso vai te ajudar bastante, e claro, consultar o nosso fórum em casos de dúvidas ou problemas.

Com certeza, meu caro, mas pra isso eu queria começar a entender porque que, mesmo comigo colocando várias variáveis  de um sistema, tentando trazer pro gamemode ele dá certos erros. É a falta de uma include? Eu olho todas as includes e vejo se estão no define - não entendo os porquês e já fiz guias para iniciantes e mesmo assim não se encaixa na minha cabeça. Então, fiz esse tópico para saber: o que preciso me atentar ao trazer um sistema para o meu gamemode.


RE: Transação de sistemas. - xbruno1000x - 22/04/2023

Infelizmente não é tão simples. Tem que transferir o código, ver os erros e corrigir. Se quiser enviar os erros aqui, poderemos ajudar a corrigir.


RE: Transação de sistemas. - Noezinhos - 22/04/2023

(22/04/2023 00:43)xbruno1000x Escreveu: Infelizmente não é tão simples. Tem que transferir o código, ver os erros e corrigir. Se quiser enviar os erros aqui, poderemos ajudar a corrigir.


Estou querendo pegar uma concessionária de uma gamemode para colocar na minha. Tem muitas variáveis, mas postei aqui no intuito de saber no que mais preciso prestar a atenção.


RE: Transação de sistemas. - Dr Editor - 22/04/2023

Se você não tem muito conhecimento sobre Pawn acho uma péssima ideia tentar jogar sistemas de um servidor para outro.
Entenda que se você não compreende muita coisa, não vai saber entender até onde aquele sistema está ligado no gamemode, ou seja, não vai saber qual código pode ser removido desse script porque vai gerar erros e você vai tentar resolver sendo que é uma parte desnecessária pra você, pois serviria apenas no gamemode que você retirou.

Pra deixar claro não acho ruim pegar sistemas de outros gamemodes, porém tenha um conhecimento adequado antes de fazer isso para não quebrar a cabeça de graça. Estude a linguagem e quando começar entender na prática o que expliquei acima então vai ter uma dificuldade bem menor pra realizar esta tarefa.