Portal SAMP
[Ajuda] Iniciando no samp mobile - Versão de Impressão

+- Portal SAMP (https://portalsamp.com)
+-- Fórum: SA-MP Mobile (https://portalsamp.com/forumdisplay.php?fid=11)
+--- Fórum: Área de suporte (https://portalsamp.com/forumdisplay.php?fid=12)
+--- Tópico: [Ajuda] Iniciando no samp mobile (/showthread.php?tid=3613)



Iniciando no samp mobile - Eddye - 12/05/2023

Boa tarde pessoal, faz tempo que não passa por "SA:MP" na minha mente, até que eu to querendo fazer um projetinho bem simples e tranquilo no mobile, mas eu não sei bem como que funciona ele. Basicamente eu preciso programar em pawn e depois compilar pra um .apk? Pois no samp launcher tem servidores lá na aba "hosted" e "internet" que eu acredito que não deve ter compilado nada pra subir, apenas contratou uma host e pronto.

O ponto é: Como que eu inicio? Eu pesquisei sobre mas achei um tutorial dizendo A e outro tutorial dizendo B, achei meio confuso.


RE: Iniciando no samp mobile - White_Blue - 12/05/2023

Não é recomendado programar no celular pois carece de recursos(Como IDE's) o recomendado é programar no computador, quem programa no celular provavelmente usa algum emulador de Windows para rodar o Pawno(IDE padrão do SA-MP). E não, não precisa compilar para .apk, os servidores compilados do SA-MP são chamados de .amx, que é o código de máquina gerado pelo compilador do Pawn. Para os servidores aparecerem na aba internet e hosted(Que no PC ao menos é uma espécie de "espelho" da aba internet) você tem que pagar um valor pelo criador do APK creio eu. E outro ponto negativo, e que se eu não me engano não é possível rodar a gamemode no servidor local no mobile, ou seja, antes você vai ter que ter uma
hospedagem comprada.

E se sua pergunta foi se é preciso fazer uma versão para o SA-MP mobile, a resposta é: Não, não é preciso, se o seu servidor é compatível com o SA-MP de PC automaticamente ele também é compatível com o SA-MP mobile, a questão é que alguns recursos do SA-MP de PC não vão funcionar no SA-MP Mobile. Então só fique atento a isso.


RE: Iniciando no samp mobile - Eddye - 12/05/2023

kkkkk eu acho que expressei-me mal, eu não pretendo programar no celular, quando disse mobile me referia ao sa:mp mobile mesmo. Sou das antigas, sei como funciona o pawn e etc, só gostaria de saber sobre essa parte do .apk mesmo, você sanou minha dúvida, muito obrigado.


RE: Iniciando no samp mobile - xbruno1000x - 12/05/2023

A programação de um APK samp mobile não tem nada haver com pawn. Ela é feita em C/C++ senão me engano. Tem todo um processo complicado para compilar um apk... O lance é que os mesmos servidores que rodam no SA-MP PC, estão disponíveis nos APK's do SA-MP mobile.

Se você abrir o SAMP Launcher, por exemplo, conseguiria jogar o GTA Torcidas, Brasil Caminhoneiro e afins. Basta o servidor estar online.


RE: Iniciando no samp mobile - Eddye - 12/05/2023

(12/05/2023 14:28)xbruno1000x Escreveu: A programação de um APK samp mobile não tem nada haver com pawn. Ela é feita em C/C++ senão me engano. Tem todo um processo complicado para compilar um apk... O lance é que os mesmos servidores que rodam no SA-MP PC, estão disponíveis nos APK's do SA-MP mobile.

Se você abrir o SAMP Launcher, por exemplo, conseguiria jogar o GTA Torcidas, Brasil Caminhoneiro e afins. Basta o servidor estar online.

Perfeito, era exatamento isso que gostaria de saber, pois pretendo abrir inicialmente no PC mas expandir também para o mobile.