Portal SAMP
Open.mp, SA-MP, VC-MP e suas controvérsias - Versão de Impressão

+- Portal SAMP (https://portalsamp.com)
+-- Fórum: Comunidade (https://portalsamp.com/forumdisplay.php?fid=15)
+--- Fórum: Off topic (https://portalsamp.com/forumdisplay.php?fid=19)
+--- Tópico: Open.mp, SA-MP, VC-MP e suas controvérsias (/showthread.php?tid=3671)



Open.mp, SA-MP, VC-MP e suas controvérsias - White_Blue - 06/06/2023

A essa altura do campeonato, acho difícil que alguém não conheça o projeto do Open Multiplayer mas para aqueles que ainda não o conhecem, darei um breve contexto:

O Open.MP(Como é conhecido o projeto Open Multiplayer) é um grande projeto de uma modificação multiplayer para o GTA San Andreas, assim como o SA-MP, mas a diferença é que o Open.mp ofereceria suporte nativo à recursos que o SA-MP não oferece, como suporte oficial para jogadores que jogam no Android, e também seria um projeto com o código totalmente aberto e com várias outras vantagens em relação ao SA-MP, mas não temos nenhuma atualização desde Janeiro desse ano, tudo o que temos até agora é um servidor dedicado que roda os scripts do Open.mp em compatibilidade com o client(Launcher) do SA-MP, o que por si só já é uma demonstração que os desenvolvedores do projeto não estão de brincadeira, a equipe do Open.mp é composta por muitos ex-desenvolvedores e grandes contribuidores da comunidade de SA-MP, como o Y_LESS(Grande contribuidor da comunidade SA-MP, conhecido por criar o plugin sscanf e ser um ex-desenvolvedor da equipe SA-MP) e alguns outros nomes conhecidos na comunidade do SA-MP, mas como foi dito, não temos nenhuma atualização oficial do projeto desde Janeiro, por esse motivo que acredito que o projeto tenha dado uma "desacelerada" no seu desenvolvimento.

Após conversar com um dos ex-desenvolvedores do projeto do Open.mp decidi fazer esse tópico(Vale enfatizar que tudo que será dito aqui não é dado como algo confirmado até o momento, então tudo falado nesse tópico não passam de rumores não confirmados) pois bem, sabemos que a última release do Open.mp foi em 9 de Janeiro(Como pode ser constatado aqui) desse ano que seria a versão RC2 do servidor do mesmo, desde então não tivemos nenhuma nova atualização do projeto Open Multiplayer, e vagando pelo servidor do Discord oficial do Open Multiplayer, vi que muitos desenvolvedores do projeto saíram do servidor do Discord(Possivelmente deixaram o projeto) e de um desses ex-desenvolvedores, eu ouvi dizer que eles teriam cancelado o lançamento do cliente(Launcher) e que esse cliente não seria lançado lembrando que não é nada confirmado.

Agora falando sobre o SA-MP: Notei que recentemente aparentemente há uma movimentação "incomum" do Kalcor na comunidade, apesar de o projeto ter sido supostamente abandonado pelo Kalcor(Criador do SA-MP) podemos ver que ainda assim ele não parece ter sido 100% abandonado pelo criador devido ao lançamento de uma nova atualização de segurança do SA-MP(Como pode ser constatado aqui) e essa atualização não foi uma grande atualização, na verdade apenas consertou uma falha de segurança conhecida como RCE que é a sigla para Remote Code Execution, o que me intriga é essa falha ter sido apenas notada e consertada 4 anos depois do lançamento da versão R4 do SA-MP, o que de fato é estranho se parar para analisar que uma falha tão perigosa quanto uma falha de Execução de Código Remoto tenha sido consertada repentinamente e não teria sido percebida durante 4 anos de sua existência.

E também vale ressaltar que mesmo após o seu suposto abandono da comunidade ainda assim houve controvérsias e brigas do Kalcor com desenvolvedores do MTA(Multi Theft Auto) que é outra modificação bem conhecida no GTA San Andreas que igual o SA-MP, adiciona a opção de jogar o GTA San Andreas online, a diferença é que no MTA é possível instalar modificações server-side(Como texturas, modelos, etc), em um fórum, o atual desenvolvedor líder do MTA postou um tópico bem controverso onde ele acusava o Kalcor(Criador e desenvolvedor líder do SA-MP) de ter "roubado" parte do código do MTA e por esse motivo ele não divulgava o código do SA-MP, o problema é que o MTA é um software código aberto sob a licença GPL-3.0, ou seja, mesmo que Kalcor tenha usado parte do código fonte do MTA isso não caracterizaria uma quebra dos direitos autorais devido ao que expliquei acima, pois o MTA é um software de código aberto, esse mesmo desenvolvedor líder do MTA xingou o Kalcor de psicopata e também o ameaçou de morte nesse tópico, tópico este que Kalcor respondeu dizendo que sequer conhecia essa pessoa(Autor do tópico) e dizendo que eles violaram diversas leis de direitos autorais pertences à Rockstar Games(Empresa que detém os direitos autorais do Grand Theft Auto San Andreas), então pouco tempo depois da resposta de Kalcor esse desenvolvedor teria apagado o tópico e postado outro tópico pedindo desculpas à Kalcor e dizendo que na época que postou o tópico seria bem antes de se tornar um desenvolvedor do MTA e que teria mudado de opinião em relação ao Kalcor e o SA-MP. Mas vale lembrar que a licença GPL-3.0 apesar de permitir o uso do código fonte, a mesma obriga a pessoa que está usando o código fonte à creditar os desenvolvedores do software que está sob a licença GPL-3.0 e também impõe a obrigação do código fonte ser disponibilizado de forma pública, então se de fato o Kalcor usou parte do código fonte do MTA(O que não é confirmado) seria considerado uma quebra da licença GPL-3.0.

Agora falando um pouco sobre o VC-MP: VC-MP(Vice City Multiplayer) teria sido o antecessor do SA-MP, o VC-MP é uma modificação desenvolvida pela mesma equipe do SA-MP que da mesma forma que no SA-MP, adiciona a opção de criar servidores e jogar online com outros jogadores no jogo Grand Theft Auto Vice City(GTA Vice City), após o lançamento do GTA San Andreas em 2005 os desenvolvedores do SA-MP teriam pego parte do código fonte do VC-MP e portado para o que posteriormente se tornaria o SA-MP, notei que o VC-MP mesmo após tanto tempo desde sua criação e seu abandono para criar o que posteriormente se tornaria o SA-MP, ainda assim o VC-MP está ativo, o mesmo tem um fórum oficial ativo(Diferente do fórum SA-MP que foi fechado) e também seu site ainda está ativo(Isso significa que ainda há alguém pagando o domínio do site, fazendo uma busca reversa no who.is(Que para quem não sabe, é uma ferramenta que permite que nós saibamos informações sobre domínios registrados) podemos constatar que o domínio vc-mp.org foi registrado em 2014(O que não faz tanto sentido tendo em vista de que tecnicamente, o vc-mp já existe desde muito antes de 2014). E outro detalhe interessante, é que diferente do SA-MP, o vc-mp é código aberto(Como é possível ser constatado aqui) por esse fato, eu suponho que o VC-MP esteja sendo mantido pela comunidade do mesmo, não pela equipe oficial do VC-MP.

Novamente, enfatizo que muitas das coisas ditas acima não passam de meros rumores não confirmados, de toda forma, esse tópico foi criado com o intuito de passar a frente minha opinião sobre tudo que está acontecendo atualmente e coisas que tenho notado na comunidade de SA-MP como um todo.


RE: Open.mp, SA-MP, VC-MP e suas controvérsias - zBreno - 12/06/2023

quem roubou quem ninguém tem como saber esse assunto é um vespeiro, o mta não é totalmente open source a parte do anti cheat não tem o código publicado no github, essa falha que você citou foi reportada no gtaforums, como kalcor não fez nada após reportarem um programador lá na comunidade implementou a correção no mod dele o samp addon, e pra quem não ta sabendo o fórum do openmp foi aberto recentemente eles migraram as contas do burgershot pra lá


RE: Open.mp, SA-MP, VC-MP e suas controvérsias - White_Blue - 13/06/2023

(12/06/2023 22:07)zBreno Escreveu: quem roubou quem ninguém tem como saber esse assunto é um vespeiro, o mta não é totalmente open source a parte do anti cheat não tem o código publicado no github, essa falha que você citou foi reportada no gtaforums, como kalcor não fez nada após reportarem um programador lá na comunidade implementou a correção no mod dele o samp addon, e pra quem não ta sabendo o fórum do openmp foi aberto recentemente eles migraram as contas do burgershot pra lá

O burgershot.gg infelizmente foi fechado e posteriormente migrado para o fórum do OMP, mas de fato foi o Kalcor que adicionou a correção da falha do RCE, pois foi postada no site oficial do SA-MP(sa-mp.com) onde apenas o Kalcor tem acesso.

Muita gente não sabe, mas o Kalcor já contribuiu para o desenvolvimento do MTA também(Mais especificamente na versão do MTA para GTA Vice City, que veio antes da versão do MTA para o San Andreas), o fato é que não dá para saber 100% se ele de fato teria "roubado" alguma parte do código do MTA e implementado no código do SA-MP.

[Imagem: 0sOTKXB.png]
Citar:Só porque outro mod fez algo não significa que seja facilmente possível para o SA-MP.
Você está comparando SA-MP, um mod que foi desenvolvido com a ajuda da comunidade de modding de GTA, ao MTA, um mod desenvolvido com o apoio da Rockstar Games. O MTA tem acesso aos headers do código-fonte GTA-SA e informações de debug. Muitos dos comentários no código do MTA são escritos pelas pessoas que criaram o GTA San Andreas, não pelos desenvolvedores do MTA.
Não há código no SA-MP derivado do código-fonte GTA-SA. É tudo um trabalho nosso.


O Kalcor acusou os devs do MTA de terem acesso a parte do código fonte do GTA San Andreas (O que de fato é verdade, de algum modo, os desenvolvedores do MTA conseguiram acesso à uma parte código fonte do GTA San Andreas, mesmo sendo uma parte bem pequena do código, ainda assim ajudou muito a comunidade de modding do GTA San Andreas como um todo pelo fato de ser um mod open-source)

Citar:Muita gente não sabe, mas MTA, por ser open source, foi extremamente importante para os mods atuais serem possíveis, pois os desenvolvedores trabalharam muito na documentação do jogo para a criação do MTA ser possível (eles até conseguiram uma minúscula parte do código-fonte oficial do GTA SA, quase nada, mas…), e por ser código-aberto, esta documentação pode ser (e é) usada nos mods para single-player.

Fontes:
https://forum.multitheftauto.com/topic/34769-quot-mta-have-access-to-the-gtasa-source-codequot/
https://www.mixmods.com.br/2019/10/omp-alternativa-ao-samp-e-mta/