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[Ajuda] forma de programar - Versão de Impressão

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forma de programar - Nascimento1148 - 22/12/2020

Ola, sei que muitos usam o pawn pra programar mas ele esta ultrapassado. Tendo isso em mente eu gostaria de usar o Sublime Text 3 mas nao tenho certeza de sua efetividade. Se eu usa-lo irei precisar de algum outro programa pra auxiliar na programaçao?


RE: forma de programar - Gomes - 22/12/2020

Pawn = Linguagem
Pawno = IDE

Usar sublime para compilar Pawn:
https://www.youtube.com/watch?v=SMtfYFU3okM


RE: forma de programar - xbruno1000x - 22/12/2020

Olha, para programação exclusivamente do SA-MP os compiladores mais recentes com base no Pawno são mais que o suficiente.
Download:
https://github.com/pawn-lang/compiler/releases

Creio que o sublime text seja mais indicado para quem programa outras linguas em conjunto com o Pawn.


RE: forma de programar - Dr Editor - 22/12/2020

Não tem nada haver sobre pawn ser "ultrapassado", isso não torna, necessariamente, uma linguagem menos eficiente. O ponto é que pawn é uma linguagem desenvolvida unicamente para SA:MP e não tendo utilidade nenhuma fora do mesmo, pois trata-se de uma linguagem de script e não de programação.
Qualquer editor de texto, como Sublime Text serve para auxiliar no desenvolvimento de pawn.
Sublime Text e Visual Studio Code possuem bibliotecas da comunidade que auxiliam no autocomplemento e syntax highlight.

Após desenvolver algum script, basta compilar com o compilador pawncc.exe (que vem junto com o servidor ao baixá-lo).

Comando:
Código:
"pasta\do\compilador\pawncc.exe"

Argumentos:
Path = Diretório + Nome do arquivo
Lembrando que cada editor de texto possui suas respectivas variáveis predefinidas.
Código:
"$(Path)" "-;+" "-(+" "-d3"

Alguns editores possuem a opção "Diretório inicial", basta colocar o diretório do arquivo a ser compilado. (Leia sobre as variáveis predefinidas de cada editor de texto)


RE: forma de programar - Gomes - 22/12/2020

(22/12/2020 15:49)Dr Editor Escreveu: Não tem nada haver sobre pawn ser "ultrapassado", isso não torna, necessariamente, uma linguagem menos eficiente. O ponto é que pawn é uma linguagem desenvolvida unicamente para SA:MP e não tendo utilidade nenhuma fora do mesmo, pois trata-se de uma linguagem de script e não de programação.
Qualquer editor de texto, como Sublime Text serve para auxiliar no desenvolvimento de pawn.
Sublime Text e Visual Studio Code possuem bibliotecas da comunidade que auxiliam no autocomplemento e syntax highlight.

Após desenvolver algum script, basta compilar com o compilador pawncc.exe (que vem junto com o servidor ao baixá-lo).

Comando:
Código:
"pasta\do\compilador\pawncc.exe"

Argumentos:
Path = Diretório + Nome do arquivo
Lembrando que cada editor de texto possui suas respectivas variáveis predefinidas.
Código:
"$(Path)" "-;+" "-(+" "-d3"

Alguns editores possuem a opção "Diretório inicial", basta colocar o diretório do arquivo a ser compilado. (Leia sobre as variáveis predefinidas de cada editor de texto)

Ela não é só aplicada no SA-MP, usam/usavam ela para fazer servidores de Counter Strike 1.6, por exemplo.


RE: forma de programar - White_Blue - 23/08/2023

(22/12/2020 15:49)Dr Editor Escreveu: Não tem nada haver sobre pawn ser "ultrapassado", isso não torna, necessariamente, uma linguagem menos eficiente. O ponto é que pawn é uma linguagem desenvolvida unicamente para SA:MP e não tendo utilidade nenhuma fora do mesmo, pois trata-se de uma linguagem de script e não de programação.
Qualquer editor de texto, como Sublime Text serve para auxiliar no desenvolvimento de pawn.
Sublime Text e Visual Studio Code possuem bibliotecas da comunidade que auxiliam no autocomplemento e syntax highlight.

Após desenvolver algum script, basta compilar com o compilador pawncc.exe (que vem junto com o servidor ao baixá-lo).

Comando:
Código:
"pasta\do\compilador\pawncc.exe"

Argumentos:
Path = Diretório + Nome do arquivo
Lembrando que cada editor de texto possui suas respectivas variáveis predefinidas.
Código:
"$(Path)" "-;+" "-(+" "-d3"

Alguns editores possuem a opção "Diretório inicial", basta colocar o diretório do arquivo a ser compilado. (Leia sobre as variáveis predefinidas de cada editor de texto)

Na verdade, vale lembrar que não, Pawn não é uma linguagem desenvolvida exclusivamente para o SA-MP, na verdade é uma linguagem que existe desde os anos 90 e apenas foi escolhida para o SA-MP por ser uma linguagem de sintaxe C-LIKE e que pode ser facilmente incorporada com a linguagem C.

Sei que é um tópico antigo, mas de qualquer maneira, deixarei aqui minha resposta para caso alguém venha a ter a mesma dúvida e encontre este tópico, sim, você pode usar praticamente qualquer editor de código, desde Visual Studio, e o famoso Visual Studio Code (Que é outra IDE, muita gente confunde o Visual Studio Code com o Visual Studio, pois o nome é praticamente o mesmo, mas são duas coisas diferentes, o Visual Studio é uma IDE "Precursora" do Visual Studio Code e é principalmente destinada para desenvolvimento em C/++, mas também pode ser usada para praticamente todas linguagens, basta configurar o compilador) a Sublime Text e Notepad++.

E sim, também você pode usar outras linguagens para criar uma gamemode SA-MP, algumas incluem C e C++, Python, C# e Javascript.

PySAMP - Para criar gamemodes SA-MP em Python
SampSharp - Para criar gamemodes SA-MP em C#
SA-MP GDK - Para criar gamemodes SA-MP em C/C++
samp.js - Para criar gamemodes SA-MP em Javascript