08/04/2022 02:29
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18/10/2024 10:58 por Joao gaming.
Motivo da edição: Algumas correções no meu português, que era muito ruim naquela época (e ainda é)
)
## Mini Tutorial: Como Criar um Bot para Seu Servidor SAMP Usando o Discord Connector
### Passo 1: Baixar o Discord Connector
Primeiro, você precisa baixar o **Discord Connector**. Acesse o link abaixo:
- [Discord Connector](https://github.com/maddinat0r/samp-discord-connector)
### Passo 2: Criar uma Aplicação no Discord
Vá para o portal de desenvolvedores do Discord:
- [Discord Developers](https://discord.com/developers/applications)
### Passo 3: Criar um Novo Bot
Clique em **"New Application"**. Se essa opção não aparecer, certifique-se de que você está logado na sua conta do Discord.
### Passo 4: Configurar o Bot
1. Dê um nome ao seu bot e clique em **"Create"**.
2. Vá até a aba **"Bot"** e clique em **"Add Bot"**.
3. Em seguida, clique em **"Reset Token"** e copie o token gerado. **Lembre-se: nunca compartilhe esse token com ninguém!**
4. Para adicionar o bot ao seu servidor, vá para **"OAuth2"** e clique em **"URL Generator"**. Na seção chamada **"Scopes"**, marque a opção **"bot"**.
5. Uma nova tabela chamada **"Bot Permissions"** aparecerá. Recomendo que você selecione a permissão **"Administrator"**.
6. O link para adicionar o bot ao seu servidor aparecerá ao final. Copie esse link.
### Passo 5: Configurar o Servidor SAMP
Agora que você tem o token do seu bot, copie os arquivos do **samp-discord-connector** para o diretório do seu servidor. Abra o arquivo `server.cfg` do seu servidor/gamemode e adicione a seguinte linha:
```plaintext
discord_bot_token <espaço> <seu_token_aqui>
```
**Substitua `<seu_token_aqui>` pelo token que você copiou.** Salve o arquivo.
### Passo 6: Incluir o Discord Connector no seu Gamemode
No arquivo `.pawn` do seu gamemode, adicione a seguinte linha no início do arquivo:
```pawn
#include "discord-connector.inc"
```
É comum colocar essa linha após a inclusão do arquivo do SAMP, mas você pode escolher a posição que preferir.
### Passo 7: Usar Funções do Discord Connector
Você pode encontrar alguns códigos úteis na [Wiki do SAMP Connector](https://github.com/maddinat0r/samp-disco...ector/wiki). Aqui estão alguns exemplos de funções que você pode usar:
#### Enviar Mensagem para um Canal
```pawn
DCC_SendChannelMessage(id_do_canal, mensagem);
```
Essa função envia uma mensagem para o canal desejado.
#### Exemplo de Comando do Bot
```pawn
DISCORD:la(DCC_Channel: channel, DCC_User: author, params[]){
return 1;
}
```
Esta é a estrutura básica para os comandos do seu bot.
#### Código para Mostrar Jogadores Online
Aqui está um código pronto que você pode testar:
```pawn
DISCORD:players(DCC_Channel: channel, DCC_User: author, params[]) {
new string[128], counter = 0;
new maxp = GetMaxPlayers();
for (new i = 0; i < MAX_PLAYERS; i++) {
if (IsPlayerConnected(i))
counter++;
}
format(string, sizeof(string), "%d/%d", counter, maxp); // Mostra a quantidade de jogadores online
DCC_SendChannelMessage(channel, string);
return 1;
}
```
### Considerações Finais
Esse é o fim do tutorial! Espero que tenha sido útil. Lembrando que não fiz nada muito profissional aqui, apenas compartilhei informações sobre o Discord Connector para que você possa fazer suas whitelists ou outras funcionalidades com este plugin.
Qualquer dúvida ou erro, fique à vontade para comentar para que eu possa atualizar o tópico.
**Obs:** Este tópico pode estar desatualizado, pois houve mudanças no portal de desenvolvedores do Discord e no Discord Connector.
### Passo 1: Baixar o Discord Connector
Primeiro, você precisa baixar o **Discord Connector**. Acesse o link abaixo:
- [Discord Connector](https://github.com/maddinat0r/samp-discord-connector)
### Passo 2: Criar uma Aplicação no Discord
Vá para o portal de desenvolvedores do Discord:
- [Discord Developers](https://discord.com/developers/applications)
### Passo 3: Criar um Novo Bot
Clique em **"New Application"**. Se essa opção não aparecer, certifique-se de que você está logado na sua conta do Discord.
### Passo 4: Configurar o Bot
1. Dê um nome ao seu bot e clique em **"Create"**.
2. Vá até a aba **"Bot"** e clique em **"Add Bot"**.
3. Em seguida, clique em **"Reset Token"** e copie o token gerado. **Lembre-se: nunca compartilhe esse token com ninguém!**
4. Para adicionar o bot ao seu servidor, vá para **"OAuth2"** e clique em **"URL Generator"**. Na seção chamada **"Scopes"**, marque a opção **"bot"**.
5. Uma nova tabela chamada **"Bot Permissions"** aparecerá. Recomendo que você selecione a permissão **"Administrator"**.
6. O link para adicionar o bot ao seu servidor aparecerá ao final. Copie esse link.
### Passo 5: Configurar o Servidor SAMP
Agora que você tem o token do seu bot, copie os arquivos do **samp-discord-connector** para o diretório do seu servidor. Abra o arquivo `server.cfg` do seu servidor/gamemode e adicione a seguinte linha:
```plaintext
discord_bot_token <espaço> <seu_token_aqui>
```
**Substitua `<seu_token_aqui>` pelo token que você copiou.** Salve o arquivo.
### Passo 6: Incluir o Discord Connector no seu Gamemode
No arquivo `.pawn` do seu gamemode, adicione a seguinte linha no início do arquivo:
```pawn
#include "discord-connector.inc"
```
É comum colocar essa linha após a inclusão do arquivo do SAMP, mas você pode escolher a posição que preferir.
### Passo 7: Usar Funções do Discord Connector
Você pode encontrar alguns códigos úteis na [Wiki do SAMP Connector](https://github.com/maddinat0r/samp-disco...ector/wiki). Aqui estão alguns exemplos de funções que você pode usar:
#### Enviar Mensagem para um Canal
```pawn
DCC_SendChannelMessage(id_do_canal, mensagem);
```
Essa função envia uma mensagem para o canal desejado.
#### Exemplo de Comando do Bot
```pawn
DISCORD:la(DCC_Channel: channel, DCC_User: author, params[]){
return 1;
}
```
Esta é a estrutura básica para os comandos do seu bot.
#### Código para Mostrar Jogadores Online
Aqui está um código pronto que você pode testar:
```pawn
DISCORD:players(DCC_Channel: channel, DCC_User: author, params[]) {
new string[128], counter = 0;
new maxp = GetMaxPlayers();
for (new i = 0; i < MAX_PLAYERS; i++) {
if (IsPlayerConnected(i))
counter++;
}
format(string, sizeof(string), "%d/%d", counter, maxp); // Mostra a quantidade de jogadores online
DCC_SendChannelMessage(channel, string);
return 1;
}
```
### Considerações Finais
Esse é o fim do tutorial! Espero que tenha sido útil. Lembrando que não fiz nada muito profissional aqui, apenas compartilhei informações sobre o Discord Connector para que você possa fazer suas whitelists ou outras funcionalidades com este plugin.
Qualquer dúvida ou erro, fique à vontade para comentar para que eu possa atualizar o tópico.
**Obs:** Este tópico pode estar desatualizado, pois houve mudanças no portal de desenvolvedores do Discord e no Discord Connector.