Pawn
Pawn é uma linguagem de script de código aberto e de quarta geração, criada em 1998 pela empresa CompuPhase. De influência da linguagem de programação C, Pawn teve duas distribuições: Small, a primeira distribuição da linguagem; e a atualmente usada, denominada Pawn.
A linguagem em si, foi designada para ser implementada em projetos onde se tem a liberdade de criar suas funções, normalmente usada para definir eventos, chamados Callbacks, que são registrados pela máquina virtual do projeto.
Compilação
Pawn é uma linguagem compilável, ou seja, o seu código é transformado para linguagem de computador, que somente o intérprete da linguagem consegue entender. O intérprete da linguagem, é a máquina virtual, onde o código passa a ser chamado de AMX. AMX é interpretado como na linguagem de programação Assembly, assim, podendo ser interpretado com outras linguagens de programação de terceira geração, como por exemplo, C++.
A compilação é feita antes da execução, não como em certas linguagens de programação (como Squirrel e Lua, que a compilação é feita em run-time (em tempo de execução).
Sintaxe
Pawn possui uma sintaxe simples baseada na linguagem de programação C. É case-sensitive, diferenciando letras maiúsculas de minúsculas.
Declarações:
As declarações em Pawn são typeless. Não precisamos diferenciar o tipo de variável ou função na declaração. Exceto com matrizes, que devemos declarar o número de células que a matriz pode usar (por a linguagem ter alocação estática, o valor de células é alocado na memória quando a máquina virtual é carregada). Não precisamos definir uma variável em sua declaração. Quando declarada sem definição, possui o valor 0.
- Uma variável possui 4 bytes de tamanho por padrão em uma máquina x86 por cada célula que a mesma possui.
- A stack, por padrão, armazerna um máximo de 5000 células para variáveis locais.
- As variáveis globais são previamente alocadas no arquivo compilado.
Código:
Exemplo
new inteiro; //um número inteiro de valor 0
new Float:flutuante; //caso a biblioteca de Fixed Numbers esteja carregada
new vetor[5]; //uma vetor de 5 células
new=variavel inteiro=nome da variavel
Olá Mundo!
//declara a função print (que será carregada de sua biblioteca)
native print(string[]);
//entry point (ponto de entrada) do código, primeira função a ser executada
main()
{
//imprime a string "Olá Mundo!"
print("Olá Mundo!");
}
Normalmente, a maioria dos projetos que possuem a linguagem de programação Pawn implementada, têm a função "print", para imprimir uma string ao console/log/IDE do projeto.
Bom, esse é um pouco da linguagem pawn, achei interessante postar aqui. Pequeno resumo sobre a linguagem usada em nosso querido jogo.
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