26/08/2023 13:26
Pelo que entendi do seu problema, você está enfrentando dificuldades ao ajustar a detecção do porta-malas em um caminhão com trailer quando eles não estão alinhados em uma linha reta. Parece que o cálculo que você está usando não está produzindo os resultados desejados nessas situações.
O código que você compartilhou envolve cálculos de posição e ângulo para determinar a posição do porta-malas do veículo. No entanto, para lidar com situações em que o caminhão e o trailer estão em um ângulo, você precisará ajustar a lógica para calcular a posição corretamente.
Aqui estão algumas sugestões para abordar esse problema:
Considerar o ângulo do trailer: Além de calcular a posição do caminhão, você também precisa levar em consideração o ângulo do trailer. Isso pode envolver algum cálculo trigonométrico para determinar a posição correta do porta-malas em relação ao caminhão e ao ângulo do trailer.
Ponto de referência no trailer: Em vez de ajustar diretamente a posição do porta-malas com base no tamanho do veículo, você pode definir um ponto de referência no trailer que corresponda à posição do porta-malas. Isso poderia envolver definir coordenadas relativas dentro do trailer onde o porta-malas estaria.
Teste e ajuste: Pode ser necessário experimentar diferentes fórmulas de cálculo e ajustar os valores de multiplicação e adição para encontrar a lógica correta que funcione em todas as situações. Testar em diferentes cenários (ângulos, distâncias, etc.) ajudará a determinar o ajuste ideal.
Aqui está uma possível abordagem usando a segunda sugestão:
Lembre-se de que essa é apenas uma abordagem e pode ser necessário ajustar os valores e a lógica de acordo com as características específicas do jogo e das coordenadas que você está usando.
Certifique-se de testar essa solução em várias situações para garantir que ela funcione corretamente em diferentes ângulos e cenários.
O código que você compartilhou envolve cálculos de posição e ângulo para determinar a posição do porta-malas do veículo. No entanto, para lidar com situações em que o caminhão e o trailer estão em um ângulo, você precisará ajustar a lógica para calcular a posição corretamente.
Aqui estão algumas sugestões para abordar esse problema:
Considerar o ângulo do trailer: Além de calcular a posição do caminhão, você também precisa levar em consideração o ângulo do trailer. Isso pode envolver algum cálculo trigonométrico para determinar a posição correta do porta-malas em relação ao caminhão e ao ângulo do trailer.
Ponto de referência no trailer: Em vez de ajustar diretamente a posição do porta-malas com base no tamanho do veículo, você pode definir um ponto de referência no trailer que corresponda à posição do porta-malas. Isso poderia envolver definir coordenadas relativas dentro do trailer onde o porta-malas estaria.
Teste e ajuste: Pode ser necessário experimentar diferentes fórmulas de cálculo e ajustar os valores de multiplicação e adição para encontrar a lógica correta que funcione em todas as situações. Testar em diferentes cenários (ângulos, distâncias, etc.) ajudará a determinar o ajuste ideal.
Aqui está uma possível abordagem usando a segunda sugestão:
Código:
GetTrailerTrunkPosition(trailerid, &Float:x, &Float:y, &Float:z)
{
// Defina as coordenadas relativas dentro do trailer onde o porta-malas estaria.
new Float:trunkOffsetX = 0.0, Float:trunkOffsetY = -2.6, Float:trunkOffsetZ = 0.0;
new Float:trailerPosX, Float:trailerPosY, Float:trailerPosZ;
new Float:trailerAngle;
GetVehiclePos(trailerid, trailerPosX, trailerPosY, trailerPosZ);
GetVehicleZAngle(trailerid, trailerAngle);
// Converta o ângulo do trailer para radianos.
new Float:trailerAngleRad = trailerAngle * (pi / 180);
// Calcule a posição do porta-malas com base no ponto de referência do trailer.
x = trailerPosX + (trunkOffsetX * floatcos(trailerAngleRad)) - (trunkOffsetY * floatsin(trailerAngleRad));
y = trailerPosY + (trunkOffsetX * floatsin(trailerAngleRad)) + (trunkOffsetY * floatcos(trailerAngleRad));
z = trailerPosZ + trunkOffsetZ;
}
Lembre-se de que essa é apenas uma abordagem e pode ser necessário ajustar os valores e a lógica de acordo com as características específicas do jogo e das coordenadas que você está usando.
Certifique-se de testar essa solução em várias situações para garantir que ela funcione corretamente em diferentes ângulos e cenários.