13/06/2023 11:04
Olá, estarei lhe ajudando a como configurar o Sublime Text para compilar códigos pawn. Eu já vi um tópico semelhante no fórum, porém achei que deveria ter mais coisas e mais explicações, irei ensinar do zero ao fim, da instalação do Sublime Text até iniciar o seu servidor SAMP.
Passo 1°
> pawn-sublime-language (github.com)
Fim. Tutorial bem simples, fácil e rápido, apenas 4 passos para você começar a compilar seus códigos pawn. Problemas/dúvidas, responda o tópico abaixo.
Passo 1°
- Você primeiramente precisa instalar o Sublime Text, atualmente a versão do Sublime é 4143, ela só tem suporte para computadores versão 64bits, mas se você é um usuário de 32bits você pode optar por instalar a versão 3 que ainda dá suporte a 32bits.
Você irá baixar normalmente o programa, irá vir um executável, você irá executar ele e prosseguir os passos de instalação normal de todo programa.
Download: Sublime Text - Text Editing, Done Right
- Após instalar você verá uma tela semelhante a essa:
Isso significa que deu tudo certo e você já pode prosseguir para o próximo passo.
- Agora iremos instalar alguns packages (pacotes) dentro do Sublime que irá adiantar nossa vida bastante.
Você irá pressionar as teclas CTRL + SHIFT + P e irá aparecer uma caixinha em cima da sua tela tipo essa:
Você irá digitar Install Package (clique na primeira opção, "Package Control: Install Package")
Depois de instalado, você terá novas opções, se a caixinha sumir, entre novamente pressionando CTRL + SHIFT + P e digite Install Package, você irá clicar ENTER e irá para uma nova caixinha tipo essa:
Essa caixinha mostra todos os pacotes disponíveis no Sublime, você pode pesquisar digitando ali no input, e iremos fazer isso. Digite ali no input Pawn syntax e irá selecionar esse pacote:
O de cima é para o Open.MP, se o seu foco é ficar apenas no SAMP, recomendo que instale o de baixo, no caso o Pawn syntax já que o de cima pode ter alterações já que é um projeto ativo e com atualizações constantes. Depois de instalar esse pacote, percebe-se que seus arquivos.pwn terão cor, o que acabamos de instalar é um pacote completo que contém snippet's, auto-complete, syntax e muito mais.
- Agora iremos configurar nosso build, o que irá compilar os arquivos.pwn
Você irá clicar na barrinha lá em cima e ir em Tools > Build System > New Build System, será criado um arquivo chamado untitled.sublime-build, nele você irá colar o código: Pawn Compiler Build - Pastebin.com (tive que deixar no pastebin por que estava bugando aqui no tópico)
Esse código é um build, semelhante a um macro, que irá executar o compilador para nós, ele não precisa configurar pastas como muitos postam aí, ele simplesmente pega a pasta aberta, procura automaticamente o compilador na pasta ./pawno/pawncc.exe e já vai jogar os parâmetros e o arquivo lá e consequentemente irá gerar nosso gamemode já compilado na pasta do arquivo.pwn.Depois de colar esse código no seu build sem nada, você irá salvar e o nome você que decide, você pode deixar como pawn-compiler.sublime-build e salvar. Depois de salvo, você precisa ainda selecionar ele para começar a usar, isso é bem fácil, você irá novamente ir aos três pontinhos Tools > Build System e você irá selecionar o build que acabou de salvar.
- Depois de tudo feito, você já poderá abrir seu gamemode no Sublime, abrir o arquivo.pwn e fazer seus scripts! E para compilar ele, apenas pressione F5 ou então CTRL + B para iniciar o build que selecionamentos no passo anterior.
Irá surgir um "terminal" onde irá mostrar algumas informações sobre a compilação do seu código, caso houver erros/avisos irá mostrar nesse terminal:
- Então é basicamente isso, depois de compilado e seu gamemode não tiver erros ou avisos, você poderá iniciar o seu servidor clicando em samp-server.exe e ele será iniciado.
> pawn-sublime-language (github.com)
Fim. Tutorial bem simples, fácil e rápido, apenas 4 passos para você começar a compilar seus códigos pawn. Problemas/dúvidas, responda o tópico abaixo.