08/06/2021 16:21
Bom galera mais uma vez desculpa pelo titulo do tópico mais, queria saber o que ocasionar de pesar a memoria do GM ou de deixa-lo com Lag?
08/06/2021 16:21
Bom galera mais uma vez desculpa pelo titulo do tópico mais, queria saber o que ocasionar de pesar a memoria do GM ou de deixa-lo com Lag?
08/06/2021 18:01
No caso você se refere ao uso de memória da Host para rodar seu GM né?
Se for esse o caso, memória ram é utilizada para processamento de informações por uma máquina, e se seu GM está usando muito, significa que você pode ter muitos loopings, timer's permanentes(que rodam sem parar), uso demasiado da OnPlayerUpdate, entre outras razões. Discente de Sistemas de Informação no Centro Federal de Ensino Tecnológico(CEFET/RJ)
Programador SA-MP desde 2012 Não envie dúvidas por inbox, crie um tópico. Sua dúvida pode ser a dúvida de outro alguém, e seu tópico ajudará outras pessoas no futuro.
09/06/2021 15:09
(08/06/2021 18:01)xbruno1000x Escreveu: No caso você se refere ao uso de memória da Host para rodar seu GM né? No caso não é para a Host e sim para rodar mais livre no meu PC, pois ainda está na fase de testes e não abrir ao públicos ainda. E queria só saber para aprender a otimizar-lo para que o meu GM fique mais leve e sem lag
09/06/2021 15:53
(09/06/2021 15:09)LeleziiN Escreveu:(08/06/2021 18:01)xbruno1000x Escreveu: No caso você se refere ao uso de memória da Host para rodar seu GM né? Host que me refiro é a maquina que está rodando o servidor, independente de não ser de uma empresa. As instruções que dei continuam sendo válidas. Acrescentando ao que já foi dito, o Wilton disse em um outro tópico algo que vale ressaltar: - a lógica é aplicável em todos os tipos de gamemode. Isso significa que existem diversas formas de criar um sistema, mas que nem todas são inteligentes. Crie seus sistemas utilizando a lógica para gastar o menor número de processamento e ele estará otimizado. Discente de Sistemas de Informação no Centro Federal de Ensino Tecnológico(CEFET/RJ)
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09/06/2021 17:27
(09/06/2021 15:53)xbruno1000x Escreveu:(09/06/2021 15:09)LeleziiN Escreveu:(08/06/2021 18:01)xbruno1000x Escreveu: No caso você se refere ao uso de memória da Host para rodar seu GM né? Ok, e outra coisa o tamanho do GameMode tbm afeta o desempenho? Pq o meu contem 103582 de linhas e queria saber se isso tbm afeta ou não tem nada a ver se a maior causa mesmo é do loopings e settimer
09/06/2021 22:17
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09/06/2021 22:19 por willttoonn.)
Desempenho de um gamemode é medido não por linha ou por tamanho compilado e sim pela sua utilização. Meu gamemode passa fácil de 350.000 linhas juntando todas os arquivos e acredito que seja um dos mais pesados sendo executados no SA-MP, inclusive só roda em um desempenho aceitável se tiver em overclock.
Pontos importantes para um gamemode enxuto, os quais eu aplico no meu: - Elimine totalmente o OnPlayerUpdate e substitua as suas funções por Timers de 500ms até 1,5s. - Utilize a include foreach para otimizar loops envolvendo jogadores, a include trabalha com um dinamismo que apenas checa jogadores legitimamente conectados, se houver 50 jogadores, ela só vai verificar os 50 jogadores e não os 150 que são o limite de slot, inclusive é superior a função nativa de PoolSize. - Carregamento de dados brutos (fixos do servidor e estáticos) devem ocorrer apenas quando o servidor iniciar, os dados de players devem carregar e descarregar com o Connect e Disconnect do player, respectivamente. - Utilize um gerenciador de comandos, eu recomendo o ZCMD ou Pawn.CMD (o qual utilizo atualmente). - Se você pretende hospedar o servidor por conta própria, utilize o sistema linux (centOS ou Ubuntu) para conseguir 100% de desempenho destinado ao SA-MP. Ainda na parte de hospedagem, se ele for usar MySQL, pegue uma hospedagem com no mínimo 4gb e 3 núcleos, o SA-MP é singlecore e portanto um dos 3 núcleos vai ser dele apenas e os outros dois para o MySQL que poderá ter picos de processamento, não afetando o núcleo que o SA-MP está. |
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