22/12/2020 16:07
(22/12/2020 15:49)Dr Editor Escreveu: Não tem nada haver sobre pawn ser "ultrapassado", isso não torna, necessariamente, uma linguagem menos eficiente. O ponto é que pawn é uma linguagem desenvolvida unicamente para SA:MP e não tendo utilidade nenhuma fora do mesmo, pois trata-se de uma linguagem de script e não de programação.
Qualquer editor de texto, como Sublime Text serve para auxiliar no desenvolvimento de pawn.
Sublime Text e Visual Studio Code possuem bibliotecas da comunidade que auxiliam no autocomplemento e syntax highlight.
Após desenvolver algum script, basta compilar com o compilador pawncc.exe (que vem junto com o servidor ao baixá-lo).
Comando:
Código:"pasta\do\compilador\pawncc.exe"
Argumentos:
Path = Diretório + Nome do arquivo
Lembrando que cada editor de texto possui suas respectivas variáveis predefinidas.
Código:"$(Path)" "-;+" "-(+" "-d3"
Alguns editores possuem a opção "Diretório inicial", basta colocar o diretório do arquivo a ser compilado. (Leia sobre as variáveis predefinidas de cada editor de texto)
Ela não é só aplicada no SA-MP, usam/usavam ela para fazer servidores de Counter Strike 1.6, por exemplo.