23/08/2023 23:56
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 24/08/2023 00:03 por White_Blue.)
(22/12/2020 15:49)Dr Editor Escreveu: Não tem nada haver sobre pawn ser "ultrapassado", isso não torna, necessariamente, uma linguagem menos eficiente. O ponto é que pawn é uma linguagem desenvolvida unicamente para SA:MP e não tendo utilidade nenhuma fora do mesmo, pois trata-se de uma linguagem de script e não de programação.
Qualquer editor de texto, como Sublime Text serve para auxiliar no desenvolvimento de pawn.
Sublime Text e Visual Studio Code possuem bibliotecas da comunidade que auxiliam no autocomplemento e syntax highlight.
Após desenvolver algum script, basta compilar com o compilador pawncc.exe (que vem junto com o servidor ao baixá-lo).
Comando:
Código:"pasta\do\compilador\pawncc.exe"
Argumentos:
Path = Diretório + Nome do arquivo
Lembrando que cada editor de texto possui suas respectivas variáveis predefinidas.
Código:"$(Path)" "-;+" "-(+" "-d3"
Alguns editores possuem a opção "Diretório inicial", basta colocar o diretório do arquivo a ser compilado. (Leia sobre as variáveis predefinidas de cada editor de texto)
Na verdade, vale lembrar que não, Pawn não é uma linguagem desenvolvida exclusivamente para o SA-MP, na verdade é uma linguagem que existe desde os anos 90 e apenas foi escolhida para o SA-MP por ser uma linguagem de sintaxe C-LIKE e que pode ser facilmente incorporada com a linguagem C.
Sei que é um tópico antigo, mas de qualquer maneira, deixarei aqui minha resposta para caso alguém venha a ter a mesma dúvida e encontre este tópico, sim, você pode usar praticamente qualquer editor de código, desde Visual Studio, e o famoso Visual Studio Code (Que é outra IDE, muita gente confunde o Visual Studio Code com o Visual Studio, pois o nome é praticamente o mesmo, mas são duas coisas diferentes, o Visual Studio é uma IDE "Precursora" do Visual Studio Code e é principalmente destinada para desenvolvimento em C/++, mas também pode ser usada para praticamente todas linguagens, basta configurar o compilador) a Sublime Text e Notepad++.
E sim, também você pode usar outras linguagens para criar uma gamemode SA-MP, algumas incluem C e C++, Python, C# e Javascript.
PySAMP - Para criar gamemodes SA-MP em Python
SampSharp - Para criar gamemodes SA-MP em C#
SA-MP GDK - Para criar gamemodes SA-MP em C/C++
samp.js - Para criar gamemodes SA-MP em Javascript
Não estou disponível para realizar serviços relacionados ao SA-MP e não costumo responder a mensagens privadas, a menos que estejam relacionadas à moderação do fórum.